Porto Velho/RO, 27 Março 2024 09:15:15
Diário da Amazônia

Projeto que prevê mediação de conflitos em análise hoje

As partes poderão recorrer à mediação para a sOlução de seus litígios, antes ou no curso do processo judicial.

Por Agência Senado
A- A+

Publicado: 21/02/2018 às 05h15min

Proposta tem como relator o senador Romário, que já se manifestou favorável

O projeto de lei do Senado que prevê o uso do instituto da mediação na resolução de conflitos entre as partes responsáveis pela guarda de menores pode ser analisado hoje na reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). De autoria do senador Dário Berger (PMDB-SC), o projeto reinsere na Lei 12.318/2010 dispositivo que constava do texto original, objeto de veto presidencial, como forma de prever a utilização da mediação nos litígios envolvendo alienação parental.

De acordo com a proposição, as partes poderão recorrer à mediação para a solução de seus litígios, antes ou no curso de processo judicial. A mediação será precedida de acordo que indique a sua duração, bem como o regime provisório de exercício de responsabilidades ao longo do tempo de obtenção do acordo. Fica também determinado que os termos do acordo de mediação não vinculam decisões judiciais supervenientes.

O relatório do senador Romário (Pode-RJ) é favorável à proposta. De acordo com emenda apresentada pelo relator, o termo que ajustar o procedimento de mediação e o que dele resultar deverão ser submetidos ao exame do Ministério Público e à homologação judicial. Posteriormente o projeto será analisado em caráter terminativo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A CCJ já examina outra proposta envolvendo mediação, que prevê a recomendação pelos juízes de uso do procedimento por casais em casos de divórcio e que aguarda designação de relator no colegiado.



Deixe o seu comentário