Porto Velho/RO, 26 Março 2024 15:34:04
Diário da Amazônia

Projeto quer promover a integração pela poesia

O projeto “Corpo de Verso” desenvolvido por cinco professores do curso de Letras e Artes da Universidade Federal de Rondônia (Unir)..

A- A+

Publicado: 17/08/2018 às 15h05min

A proposta é abrir oportunidade para lazer, cultura e informação à comunidade (Divulgação)

O projeto “Corpo de Verso” desenvolvido por cinco professores do curso de Letras e Artes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) pretende criar um grupo de leitores e intérpretes da poesia brasileira de invenção, incluindo professores e alunos da Unir ou quaisquer pessoas interessadas. A proposta é abrir oportunidade para lazer, cultura e informação à comunidade, levados através de espetáculos de natureza poético-performática.

De acordo com o professor Rubens Vaz Cavalcante, do curso de Letras Português e coordenador do projeto, a natureza dos espetáculos deve-se ao fato de a performance ter sempre sido o elo entre a arte e o público. “É essa a ligação que o projeto se propõe a efetivar para atingir seus objetivos. A efetivação destes objetivos será transformada em relatórios e outros instrumentos e apresentada à comunidade acadêmica”, disse.

O projeto apresenta reflexões e ações para melhorar a relação entre universidade e sociedade, partindo da qualificação de seus alunos e professores para que possam atuar nas comunidades, inserindo escolas, associações de bairro e outras comunidades organizadas. O Corpo de Verso é, na prática, uma ação continuada de interpretação, discussão, crítica, criação e dramatização de poemas do presente.

Segundo Rubens, a proposta é oferecer uma série de oficinas aos alunos, professores e outros interessados em aprofundar o diálogo com os autores e os textos da poesia do presente, com entrevistas com poetas, leitura, criação, interpretação e encenação de textos poéticos. “Faz parte dessa proposta a discussão e reflexão sobre o fazer poético do agora. As oficinas buscam reforçar em cada um dos participantes a ideia de interação com as obras poéticas como um canal para a formação de leitores e de novos poetas. O objeto a ser estudado é a poética de 1970 até hoje”, explicou o professor.

A ação é resultado das experiências que têm sido feitas sob a luz da inter e da multidisciplinaridade nos estudos de natureza acadêmica. Rubens ainda explicou que as parcerias com outros cursos e núcleos e, principalmente, com a comunidade local são fundamentais para que se chegue a um termo sobre a necessidade e o papel das atividades de caráter lúdico e educativo desenvolvidas pela Universidade e levadas à população.

“Estamos no processo de captação de três bolsas para alunos. Temos vários alunos voluntários trabalhando com a coordenação. Na oficina passada (Criação Poética), tivemos quarenta alunos inscritos, dos quais pelo menos vinte participaram efetivamente”, contou.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover o intercâmbio necessário entre a Universidade e a população de Porto Velho, através de apresentações de performances poéticas nas escolas, teatros e outros espaços públicos; estender esse intercâmbio a outros municípios onde existem campi da Unir; oferecer oficinas de entrevistas com poetas, produção de cenários, leitura, criação, interpretação e encenação de textos poéticos; preparar alunos e professores para ministrarem oficinas de poesia nas escolas e nas comunidades e desenvolver uma ação continuada de interpretação, discussão, crítica, criação e dramatização de poemas do presente e manter um Corpo de Verso contínuo e atuante na comunidade.



Deixe o seu comentário