CIDADES - 21 de novembro de 2012 - 15h17

Prova da Saero avalia ensino

As provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado de Rondônia (Saero), foram aplicadas a estudantes das escolas estaduais de Cacoal nesta terça-feira. Pela manhã as provas foram aplicadas entre as 8h e 10h30, no período da tarde os alunos fizeram as provas entre as 14h e 16h30.
Segundo levantamento feito pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE), seis mil alunos do segundo ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino medio fizeram as provas – nas áreas urbana e rural do município. Na escola Cora Coralina grande parte dos 600 estudantes foram avaliados, com provas de Língua Portuguesa e Matemática.

A diretora da instituição, Vanda Carvalho, acredita na importância deste e outros sistemas de avaliação aplicados em escolas públicas, como por exemplo as provas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aplicado em escolas de ensino fundamental. A aluna Melissa Chagas Ribeiro, de 14 anos, que cursa o nono ano fundamental, estava nervosa antes da prova. “Eu acho que é tipo um teste, né, então estudei e fiquei preocupada”, disse.

Na escola Josino Brito, que atende mais de 400 alunos, centenas também fizeram a prova. Analu Ribeiro, de 16 anos, aluna do terceiro ano do ensino medio não demonstrou ansiedade antes das provas, já que fez o Enem recentemente. “Eu estou tranquila, o que der pra fazer vou fazer”, disse.

Prazo

Os resultados da avaliação das escolas rondonienses deve ser apresentado em fevereiro de 2013. As notas e resultados serão divulgadas por instituição, e a ideia é promover o planejamento de melhorias para as entidades. Neste sentido a diretora da escola de Cacoal acredita que a formação continuada de professores é um ponto importante. “Os professores motivados para trabalhar faz toda a diferença”, observou.

Além disso melhorias em infraestrutura física também tem sido fundamentais. A escola estadual já tem ar condicionado e teve reforma nas instalações. O governo do estado tem feito investimentos para estas e outras melhorias. O professor Joel Pereira, da Coordenadoria de Educação, disse que o diagnóstico para as melhorias na educação será feito com base nos dados do Saero.

Avaliação

O Saero foi implantado pelo governo do estado conforme modelos aplicados em outros países, que visam nortear a pesquisa e melhorias na educação. As provas foram elaboradas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e aplicadas por professores e profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O método visa a avaliação de conhecimentos cognitivos dos alunos, com metodologia semelhante as de outras avaliações, como a provinha Brasil e a Prova Brasil Saeb.

Após o levantamento de demandas e dificuldades obtidas a partir do resultado das provas será possível fazer adequações. A implantação de políticas públicas na área também depende destes resultados. A secretária estadual de educação, professora Isabel Luz, participou também de evento em Harvard, no estado de Massachussets, com convênio com a universidade mineira que realizou a prova. A interação com a metodologia de avaliação visa enriquecer ainda mais os sistemas aplicados, tendo em vista a excelência da educação naquele estado. O seminário em Massachussets teve como tema avaliação e currículo. ( Carolina Sá)

3 Comentários

  1. Rosemar Alves Santana says:

    Precisamos dos modelos das provas do SAERO, para termos noção de como estudar para a mesma. grata!

  2. katia says:

    Por favor enviem em meu email a prova do SAERO DO 5º ANO QUE FOI APLICADA EM 2012,SOU PROFESSORA E NAO TIVE O DIREITO DE FICAR COM UMA PROVA. POR FAVOR REENVIE PARA QUE EU PPOSSA PREPARAR MELHOR MEUS ALUNOS.
    GRATA PELA COMPREENSÃO. ESTOU NO AGUARDO.

    PROFESSORA KATIA REGINA

  3. Josias Paiva da Silva says:

    Por favor enviem em meu email a prova do SAERO/RO DO 5º ANO QUE FOI APLICADA EM 2012.
    Desde já eu agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>