Porto Velho/RO, 26 Março 2024 00:48:43

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 19/01/2017 às 06h20min

A- A+

Psol questiona

O contingenciamento de recursos para o Fundo Penitenciário Nacional foi objeto de questionamento dos deputados do Psol junto ao Supremo..

O contingenciamento de recursos para o Fundo Penitenciário Nacional foi objeto de questionamento dos deputados do Psol junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ocorre que em recente medida provisória destinando recursos do fundo aos Estados o governo reduziu os percentuais causando graves transtornos para o sistema penitenciário.

Conforme os representantes do Psol, a Medida Provisória que determinou o contingenciamento além de desrespeitar a Constituição Federal por agravar a situação dos presos, viola direitos fundamentais, como a dignidade humana, também ofende decisão do STF, que, quando determinou que os recursos tivessem de ser utilizados para o fim que se destina, ou seja, a melhoria do sistema penitenciário.

A MP que foi contestada autoriza a transferência de 30% do superávit do Funpen para o Fundo Nacional de Segurança Pública. Além disto, diminui as receitas do fundo, que tinha como principal recurso a destinação de 3% da loteria esportiva, mas agora a taxa passa a ser de apenas 2,1%. A medida também prevê o uso dos recursos do Funpen para outros tipos de atividades, como a inteligência policial.

Fogo amigo

Rola fogo amigo nos corredores do Palácio Rio Madeira para prejudicar o superintendente de Turismo, Júlio Olivar (PSB). Nos últimos dois anos foram muitos boatos espalhados por certo “inimigo oculto” dando conta da sua substituição, o que não aconteceu até hoje. O secretariado de Confúcio, como se vê, é um baita serpentário.

Nos presídios

O anúncio do presidente Michel Temer de liberar as Forças Armadas para tomar conta dos presídios, é mais uma medida cenográfica do Palácio do Planalto. Ora, a Força Nacional, enviada aos Estados desde 2012, é composta de soldados do Exército, e pelo que se sabe até hoje não deu jeito nas rebeliões e na criminalidade. Haja conversa fiada.

Plano de Segurança

o do PMDB foi o anúncio do Plano de Segurança Nacional. Os secretários de segurança dos Estados questionam muitos pontos, inclusive a procedência de recursos. Os Estados da Amazônia, por exemplo, não tiveram garantias de reforços para proteger as fronteiras com os países que dominam o narcotráfico, como Bolívia, Peru e Colômbia.

Uma resposta

Ao anular a doação de área de terras ao grupo Gonçalves, em Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) deu uma resposta à sociedade. Se houve conluio para beneficiar o poderoso grupo econômico, a coisa partiu dos vereadores, e não do Paço Municipal. Mas não ficaram explicadas até agora as contrapartidas que a cidade teria direito…

Jogando pesado

O governador Confúcio Moura (PMDB) joga pesado para sua eleição ao Senado, em Porto Velho: trabalha na conclusão do Espaço Alternativo, já disponibilizou recursos para a nova rodoviária e o sistema de abastecimento de água de Porto Velho será entregue no meio do ano. Vai ficar bem na foto, se tudo der certo.

Via Direta

***Já são 62 municípios brasileiros em estado de calamidade financeira em busca de socorro urgente *** O tráfico de drogas tomou conta do País. É a “perualização”, a “boliviação”, a “colombização” brasileira *** O início do ano foi chapa quente para os políticos rondonienses na Justiça. Sem contar aqueles que bateram as botas…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas