Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:13:13

Política &

coluna

Publicado: 15/08/2018 às 10h51min

A- A+

Qual é a nossa pauta no Congresso?

FRASE DO DIA: “Os desvios, as deficiências na educação e na cultura, a desigual distribuição da riqueza, a corrupção de agentes..

FRASE DO DIA:

“Os desvios, as deficiências na educação e na cultura, a desigual distribuição da riqueza, a corrupção de agentes públicos e privados não podem obscurecer a ideia de um poder que emana do povo e em seu nome será exercido.” – Ministra Rosa Weber, presidente do TSE.

1-O que esperar do novo Congresso?

Está chegando a hora da escolha São 513 vagas em disputa na Câmara dos Deputados e parte dos atuais detentores de mandato tentará se reeleger. Impossível prever quem fica ou quem será agraciado com um dos melhores empregos do mundo – semana de três dias, alto salário, verbas, viagens e tudo pago pelo povo a quem – em tese – deve servir. O Congresso atual é péssimo mas sempre é possível piorar. Só depende de nós. E o que faz um deputado para ganhar tanto? Fácil. A mais importante é obedecer e não atrapalhar quem manda no Congresso: os líderes.      

2- Câmara dos Deputados – Colégio de líderes

Formado por escolha e consulta entre os deputados ou seguindo critérios proporcionais: tamanho do partido, estado, influência e até o bolso, o colégio de líderes tem o líder da Maioria, da Minoria, os de Partidos, de Blocos Parlamentares e o do Governo. Ajudam como órgão consultivo a Mesa Diretora e chancelam o processo legislativo. Cada líder comanda um grupo de deputados – os do baixo clero – e exerce o seu poder para indicação a cargos, comissões e pauta de votação. O líder ordena como o seu grupo deve votar: SIM ou NÃO e cai em desgraça quem não o segue.

3-Câmara dos Deputados – Bancadas

A bancada é formada por deputados com ou sem ideologia partidária, com objetivo, motivação, lobby ou financiamento comum que podem ter uma linha voltada para um interesse e/ou para outro. Quem é da bancada da bala (fábrica de armas) pode atuar na ruralista (agronegócio) o que torna difícil sua identificação. Quem financia campanhas, por exemplo, injeta dinheiro com um objetivo e o receptor, pode ser de direita, esquerda, evangélico, pouco importa. Para saber quem é quem só nas votações quando as bancadas defendem posições, com hierarquia de prioridades. São onze as mais importantes bancadas na Câmara e as três mais importantes são as chamadas bancadas da Bala, da Bíblia e do Boi.    

4- Câmara dos Deputados – Rondônia  

Estudo da Agência Pública revela as maiores bancadas por deputados e partidos e mesmo aqui em Rondônia o eleitor pouco afeito a dados irá perceber, a partir de planilhas simples, que o foco dos interesses de nossos representantes passa muito distante das demandas do povo. Seis dos nossos oito deputados são da bancada da Bíblia, mas batem ponto com outros colegas nas outras bancadas. Três são da ruralista, três da bancada de empreiteiras, um da bancada empresarial e quatro estão agrupados numa bancada interessante, a dos parentes, que é formada por familiares que se dedicam a perpetuar a linhagem política da família, caso comum aqui no estado.

5-Qual é a nossa pauta no Congresso?

Considerando que nossas demandas maiores e mais visíveis são o desenvolvimento, o emprego, o meio ambiente, saneamento, saúde, educação, infraestrutura e segurança percebe-se que os atuais deputados estão quase que na sua inteireza desconectados e/ou de costas para Rondônia, a menos que queiram resolver os nossos problemas pela fé, orando, vez que seis dos oito são da bancada evangélica. A BR 364, a BR 319, a dívida do Beron, a transposição, o saneamento geral, a geração de emprego que eleva a arrecadação, a formação de agro-industrias e o fomento geral para produção, podem ser ajudados com oração, vela acesa, reza, mas nossos jovens estão morrendo com a droga e pela droga. Rondônia quer oito excelentes deputados no próximo ano!  

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.