Porto Velho/RO, 26 Março 2024 03:37:48
Diário da Amazônia

R$ 20 milhões para a Madeira-Mamoré

Projeto será avaliado pela prefeitura, Iphan, MP e movimentos de preservação.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 19/01/2017 às 05h30min

Prefeito Hildon Chaves esteve ontem no complexo turístico da Madeira-Mamoré

Ao visitar mais uma vez a praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ontem, onde ocorre um mutirão de limpeza, o prefeito dr Hildon Chaves (PSDB) anunciou a disposição em reunir órgãos públicos, entidades e movimentos ligados à preservação do patrimônio histórico para discutir um novo projeto de revitalização da praça.

O prefeito quer dar início o mais rápido possível às negociações para que as obras sejam realizadas ainda neste ano. Na segunda feira (16) o prefeito e seu vice, Edgar Tonial, o Edgar do Boi, almoçaram com o presidente da Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto, quando ficaram sabendo da existência de uma verba remanescente das compensações ambientais, no valor de R$ 20 milhões para investimento na revitalização do patrimônio da estrada de ferro.

Segundo foi relatado ao dr Hildon, inicialmente a verba seria destinada à recuperação das máquinas (locomotivas e vagões) e dos trilhos da estrada de ferro, para retornar os passeios turísticos em vagões puxados pela maria fumaça até a cachoeira de Santo Antônio.

Ocorre que a grande cheia do rio Madeira de 2014 provocou um abalo geológico de grandes proporções no trecho, tornando inviável a reativação do percurso, vez que o solo não garante sustentação, podendo ruir com a vibração provocada pelo trem.



Deixe o seu comentário