Porto Velho/RO, 23 Março 2024 06:03:18
Diário da Amazônia

Rally da Pecuária realiza evento técnico em Ji-Paraná

Parque de Exposições Hermínio Victorelli receberá produtores na próxima 4ª feira, dia 19, às 19h.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/07/2017 às 19h51min

A Equipe 5 do Rally da Pecuária 2017 chega em Porto Velho (RO) nesta terça-feira, dia 18, e realiza evento técnico para produtores do Estado na quarta, dia 19, na Associação Rural do Estado, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. Conforme levantamento efetuado pela expedição no ano passado, em Rondônia, os produtores com produtividade em torno de 12 arrobas/hectare/ano (@/h/ano) concentraram 81% das vendas de animais para abate. Em todo o país, cerca de 20% dos pecuaristas que responderam a pesquisa do Rally em 2016 registraram produtividades acima de 18 @/h/ano e concentraram 50% das vendas.

“No evento que realizaremos em Ji-Paraná, vamos orientar o produtor em relação às necessidades e desafios que ele tem pela frente, além de abordar todos os temas relevantes na atualidade, como perspectivas de preços e impactos nos resultados”, explica Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally da Pecuária.

A Equipe 5 destinará mais tempo na região do Vale do Guaporé, no Estado, onde serão avaliadas as pastagens e a intenção de suplementação de alta tecnologia – confinamento e terminação intensiva a pasto. Os técnicos deixarão o Estado na sexta-feira, dia 21, seguindo para o Mato Grosso.

O Rally da Pecuária 2017 teve início em 08 de maio no Rio Grande do Sul, com a Equipe 1. Na sequência, a Equipe 2 percorreu o Oeste e Norte do Paraná, o Oeste de São Paulo e chegou ao Triângulo Mineiro. Nesse percurso, os técnicos realizaram quatro eventos oficiais e seis oficinas de produtividade. Após avaliar a região de Palmas (TO) e Redenção (PA), os técnicos da Equipe 3 foram ao Nordeste e Médio-Norte do Mato Grosso. A Equipe 4 prosseguiu no Mato Grosso, onde realizou evento em Alta Floresta, seguindo depois para Cotriguaçu e Juína e finalizando a etapa em Vilhena (RO).

Logística e metodologia

O Rally acontecerá até 18 de agosto, levando a campo 7 equipes que percorrerão cerca de 70 mil quilômetros em 11 estados responsáveis por 86% da produção de carne e 82% do rebanho nacional – Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre.

Para coletar informações, as equipes utilizam levantamentos qualitativos pelo contato direto com produtores e lideranças regionais, e quantitativos, por meio de amostragem de pastos, índices zootécnicos, composição do rebanho, estimativa de confinamento, sistema de gestão e produção permitindo uma avaliação consistente das produções e realidades regionais.

Estratégia em campo

Nesta edição, serão realizados 12 eventos para produtores e profissionais do setor e 10 “oficinas da produtividade”. O Rally da Pecuária inovará no formato dos eventos e profissionais da Agroconsult e das empresas patrocinadoras irão interagir com o público presente, formado por produtores e técnicos do setor, para gerar debate sob o tema “Produtividade e eficiência: o que era diferencial agora é sobrevivência”. Estatísticas e análises dos dados levantados das últimas edições indicam tendências preocupantes para os players do mercado pecuário. Essas tendências, e as melhores alternativas para os produtores se anteciparem a elas, serão exploradas também ao longo dos eventos.

Outra novidade é a apresentação de análises econômicas que, pela primeira vez, serão exclusivamente elaboradas a partir dos dados do público entrevistado em anos anteriores. O grau de democratização das informações geradas pelo projeto será bem maior, com análises inéditas.

A expedição é organizada pela Agroconsult e patrocinada por Banco Santander, Boehringer Ingelheim Saúde Animal,Dow AgroSciencesDSM/TortugaFertilizantes HeringerJBSPhibro Animal Health e Volkswagen, com apoio da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Agrosatélite, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável).

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria e https://www.facebook.com/rallydapecuaria/

Nesta terça-feira, dia 18, a Equipe 5 do Rally da Pecuária 2017 chega em Porto Velho (RO) , e realiza evento técnico para produtores do Estado na quarta, dia 19, na Associação Rural do Estado. Conforme levantamento efetuado pela expedição no ano passado, em Rondônia, os produtores com produtividade em torno de 12 arrobas/hectare/ano (@/h/ano) concentraram 81% das vendas de animais para abate. Em todo o país, cerca de 20% dos pecuaristas que responderam a pesquisa do Rally em 2016 registraram produtividades acima de 18 @/h/ano e concentraram 50% das vendas. Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally da Pecuária, explicou: “No evento que realizaremos em Ji-Paraná, vamos orientar o produtor em relação às necessidades e desafios que ele tem pela frente, além de abordar todos os temas relevantes na atualidade, como perspectivas de preços e impactos nos resultados”. A Equipe 5 destinará mais tempo na região do Vale do Guaporé, no Estado, onde serão avaliadas as pastagens e a intenção de suplementação de alta tecnologia – confinamento e terminação intensiva a pasto. Os técnicos deixarão o Estado na sexta-feira, dia 21, seguindo para o Mato Grosso. O Rally da Pecuária 2017 teve início em 08 de maio no Rio Grande do Sul, com a Equipe 1. Na sequência, a Equipe 2 percorreu o Oeste e Norte do Paraná, o Oeste de São Paulo e chegou ao Triângulo Mineiro. Nesse percurso, os técnicos realizaram quatro eventos oficiais e seis oficinas de produtividade. Após avaliar a região de Palmas (TO) e Redenção (PA), os técnicos da Equipe 3 foram ao Nordeste e Médio-Norte do Mato Grosso. A Equipe 4 prosseguiu no Mato Grosso, onde realizou evento em Alta Floresta, seguindo depois para Cotriguaçu e Juína e finalizando a etapa em Vilhena (RO).

Logística e metodologia

O Rally acontecerá até 18 de agosto, levando a campo 7 equipes que percorrerão cerca de 70 mil quilômetros em 11 estados responsáveis por 86% da produção de carne e 82% do rebanho nacional – Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre. Para coletar informações, as equipes utilizam levantamentos qualitativos pelo contato direto com produtores e lideranças regionais, e quantitativos, por meio de amostragem de pastos, índices zootécnicos, composição do rebanho, estimativa de confinamento, sistema de gestão e produção permitindo uma avaliação consistente das produções e realidades regionais.

Estratégia em campo

Nesta edição, serão realizados 12 eventos para produtores e profissionais do setor e 10 “oficinas da produtividade”. O Rally da Pecuária inovará no formato dos eventos e profissionais da Agroconsult e das empresas patrocinadoras irão interagir com o público presente, formado por produtores e técnicos do setor, para gerar debate sob o tema “Produtividade e eficiência: o que era diferencial agora é sobrevivência”. Estatísticas e análises dos dados levantados das últimas edições indicam tendências preocupantes para os players do mercado pecuário. Essas tendências, e as melhores alternativas para os produtores se anteciparem a elas, serão exploradas também ao longo dos eventos. Outra novidade é a apresentação de análises econômicas que, pela primeira vez, serão exclusivamente elaboradas a partir dos dados do público entrevistado em anos anteriores. O grau de democratização das informações geradas pelo projeto será bem maior, com análises inéditas. A expedição é organizada pela Agroconsult e patrocinada por Banco Santander, Boehringer Ingelheim Saúde Animal, Dow AgroSciences, DSM/Tortuga, Fertilizantes Heringer, JBS, Phibro Animal Health e Volkswagen, com apoio da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Agrosatélite, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável).

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria e https://www.facebook.com/rallydapecuaria/

Evento em Ji Paraná: Produtividade e Eficiência: O que era diferencial agora é sobrevivência

Data: 19 de julho de 2017, às 19 horas

Local: Associação Rural de Rondônia – Rua Governador Jorge Teixeira, 2335, Nova Brasília Inscrições: http://www.rallydapecuaria.com.br/evento/evento-rally-jiparana/

EQUIPE 5

DATA MUNICÍPIO UF OBSERVAÇÃO

segunda-feira, 17/07 Rio Branco AC – EVENTO

terça-feira, 18/07 Porto Velho RO

quarta-feira, 19/07 Ji Paraná RO – EVENTO

quinta-feira, 20/07 Vilhena RO

sexta-feira, 21/07 Comodoro MT

sábado, 22/07 Pontes e Lacerda MT

domingo, 23/07 Cuiabá MT Término da Equipe 5



Deixe o seu comentário



Mais sobre Diário da Amazônia