BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Real e Barcelona disputam a final do Campeonato Rondoniense

O jogo decisivo do campeonato estadual será disputado em ariquemes

Publicado: 08/06/2018 às 20h02

Os dois times são novos no cenário desportivo de Rondônia (Foto: Rogério Perucci)

Disputando mais uma vez em uma final estadual os times de maior destaque do estado de Rondônia, Barcelona e Real Ariquemes, se enfrentam no estádio Gentil Valério em Ariquemes/RO. A partida, que definirá o título do Campeonato Rondoniense Loterias Caixa 2018. A RedetvRO fará a transmissão ao vivo da final a partir das 17h deste sábado.

O gramado do Valerião vai pegar fogo com a disputa do ‘Furacão do Jamari’ e ‘Catalão Vilhenense’, ao qual, o grande vencedor garante vaga na série D do Brasileiro de 2019.

Após a interdição do Valerião para a tomada de fiscalizações exigidas pelo Ministério Público, no último dia 23, o estádio foi liberado para sediar a competição e já está com toda a estrutura montada para realizar uma verdadeira festa na final do campeonato.

Fundado em 2011 o Real Ariquemes já possui o título como vencedor do Rondoniense de 2017

Os dois times são novos no cenário desportivo de Rondônia. Fundado em 2011 o Real Ariquemes já possui o título como vencedor do Rondoniense de 2017, já o Barcelona possui o título de vice-campeão, os dois times disputaram no ano passado pelo título no estádio Portal da Amazônia na 27ª edição da divisão principal do Campeonato Estadual de Rondônia, e este ano estão de volta para uma acirrada competição.

Influenciados pelos nomes dos dois maiores e mais bem-sucedidos times do mundo, apelidado como o ‘Catalão Vilhenense’ estampa a sua camisa inspirada com o brasão do time do Neymar e Messi. O Barcelona nasceu como time amador na década de 90, e o atual presidente e fundador, José Luiz Pereira, admirava os grandes destaques do futebol brasileiro na época, os jogadores Ronaldo, Romário e Rivaldo, que já jogavam profissionalmente no Barça naquela época.

Apelidado como o ‘Catalão Vilhenense’ estampa a sua camisa inspirada com o brasão do time do Neymar e Messi.

O nome pode ser o mesmo, mas a realidade da equipe está longe da pompa dos times europeus, principalmente do seu xará catalão, onde apenas um jogador a exemplo do Neymar recebe cerca de 81,5 milhões de Euros. Para o time regional a realidade é outra, longe de ser uma potência econômica a faixa salarial é de R$: 60 mil. No ano passado antes de se tornar vice-campeão o time registrava faixa salarial de R$ 38 mil, figurando como a mais baixa do Estado.

Sobre a realidade e as dificuldades que o ‘Catalão Vilhenense’ vem enfrentando nos últimos anos, o presidente, Zé Luiz, esclarece:

Nós estamos enfrentando um período muito difícil, não apenas o nosso time, mas o futebol brasileiro em si, principalmente os times pequenos, que não contam com estrutura nem patrocínio, nós estamos levando o time no peito, praticamente eu que estou levando o time sozinho, claro que possuímos algumas ajudas, tem sido um caminho sofrido, mas também de muitas alegrias, pois, chegamos pela segunda vez a final do campeonato. Esperamos vencer para poder competir com mais gás no ano que vem.

Desde a década de noventa o time teve a sua base formada por jogadores da própria cidade e, só veio a ser profissionalizado em outubro de 2016.

Eu sempre tive vontade de oficializar o time como profissional, e em 2016 nós realizamos este nosso sonho, no ano passado o time foi o maior em sentido de público, se tornando o clube com a maior torcida do estado, este ano estamos mantendo nosso público. Participar do Rondoniense pela segunda vez e com tão pouco tempo jogando profissionalmente é muito gratificante, esperamos que a partida corra na maior tranquilidade e que o nosso time possa realizar o seu máximo desempenho.

Treinador do Barcelona (Foto: Divulgação)

O treinador Tiago Batizoco garante que será uma competição acirrada, pois, o Barcelona está bem preparado tecnicamente para a disputa:

“A equipe seguiu a programação feita para o último jogo contra o Independente do Pará, saiu tudo como planejado, para a final pretendemos seguir com a programação para assim colocar em prática tudo que está sendo elaborado”, disse o entusiasmado treinador.

Estão escalados para a decisão de sábado os seguintes jogadores: Rocha, Jefinho, Bertozzi, Calado, o artilheiro André com 9 gols, Victor Palito, Felipe Xavão e Jonilson.

Também disputando pela segunda vez em uma final do estadual, o vencedor do Campeonato Rondoniense Sicoob 2017, o Real Ariquemes, venceu a final com o placar de 1X0 contra o Barcelona, para este ano é esperada uma disputa de um verdadeiro clássico, levando em conta a capacidade técnica dos dois times, que continuam em equilíbrio.

Ainda este ano o Real Ariquemes foi o primeiro clube a dar início as atividades jogando a Copa Verde e Copa do Brasil, sendo desclassificado na primeira fase, porém, com jogos acirrados e demonstrando um ótimo desempenho nestas duas competições nacionais.

Para o clássico deste sábado o Campeão Rondoniense galga a oportunidade de conquistar mais um título estadual. O time fundado em 2011 eflui da extinta Sociedade Esportiva Ariquemes que, na época do auge da Exploração do Minério de ferro era patrocinado pela Ebesa empresa Mineradora. O Clube chegou ao seu Bicampeonato há exatamente 24 anos, sob o comando do Saudoso presidente Alberi Ferrasso. Atualmente o presidente e diretor-executivo é o Chico Pinheiro. Vislumbrando novamente o bicampeonato o Real Ariquemes promete fazer história dentro de casa.

Disputando o título estão escalados os seguintes jogadores: Alex, Alexander, Biscola, Careca, Carioca Auxiliar, Dida, Garbinarto, Geovane, o goleiro Gil, Leleco, Leonardo, Marinho, Maycon, Mário Paiva, Pajuca, Pretinho, Rafael Ferrasso, Rico, Sorbara, Talisson Rafael, Vagner Junior, Valtinho, Victor Hugo, Vioto, Wanderson e Welves.

Partida será transmitida ao vivo pela RedetvRO (Foto: Rogério Perucci)

No jogo de logo mais é esperado que o estádio lote os 3 mil lugares, mas a estimativa é que 5 mil torcedores se façam presentes no clássico. Segundo o diretor técnico da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Almir Belarmino Caetano, a Federação espera que o jogos corram tranquilamente

“Esperamos que vença o melhor, que não tenha erros de arbitragem, que a partida aconteça da melhor forma possível, com muita tranquilidade e que os torcedores tenham um comportamento de respeito uns com os outros, para que assim aconteça uma festa bonita e um encerramento dentro da legalidade, sendo bom para todo mundo”, finaliza o diretor.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário