Porto Velho/RO, 26 Março 2024 06:44:34
RONDÔNIA

Receitas estaduais aumentam 5,4%

Os dados foram divulgados ontem durante homenagem aos auditores fiscais.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 26/09/2017 às 05h00min

Os dados sobre o aumento da receita tributária foram apresentados na manhã de ontem

Apesar de o País estar enfrentado a mais longa recessão econômica da história, Rondônia registrou crescimento de 5,4% em sua receita própria entre janeiro e agosto de 2017, em comparação com o mesmo período de 2016. Com atividades voltadas para a agricultura, pecuária, indústria alimentícia, extrativismo vegetal e mineral, o Estado mantém-se firme e com uma situação favorável em sua arrecadação econômica, chegando a arrecadação de R$ 433 milhões de sua receita, administrada pelos auditores fiscais de tributos estaduais. Com mais de 1,8 milhão de habitantes, Rondônia tem crescimento econômico bem elevado se comparado a outros Estados brasileiros que, segundo a edição de 2017 do ranking de competitividade dos Estados, apenas nove unidades da federação (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Alagoas, Acre e Rondônia) tiveram um desempenho melhor que em 2016.

Os dados são do Sindicato dos Auditores de Tributos Estaduais de Rondônia (Sindafisco), que divulgou as informações sobre o crescimento num coffe break realizado na manhã de ontem (25), em sua sede, em homenagem ao Dia do Auditor Fiscal. Homenageados pelo importante trabalho e por terem conseguido esse patamar econômico favorável para o Estado, os auditores fiscais tem sua importância associada aos valores obtidos na recuperação de receitas que asseguram políticas públicas para Rondônia como pagamento dos salários dos servidores públicos, melhorias nas estradas, investimentos em educação, saúde, infraestrutura e segurança.

Para Mauro Bianchin, presidente do Sindafisco, a comemoração do Dia do Auditor Fiscal se remete a importância de sua atividade de arrecadação de impostos para que fomente outras atividades importantes para o Estado como saúde, educação e a segurança pública. “Comparando-se o período de janeiro a agosto ao ano passado, Rondônia registrou o crescimento de 5,4%, fato que nos coloca entre os Estados com melhor administração dessas arrecadações do País”, destaca. Bianchin ressaltou ainda a tendência de crescimento ainda maior na arrecadação. “Esses números nos deixam com a obrigação de trabalharmos ainda mais, combatendo a sonegação fiscal”, acentua.

Secretário destaca papel do auditor fiscal

O secretário estadual adjunto de Finanças, Franco Maegaki Ono, explicou didaticamente a função do auditor fiscal, destacando a importância de sua atuação, que levou Rondônia ao patamar de sua arrecadação favorável no atual momento: “O auditor fiscal de tributos estaduais é o responsável pelo lançamento dos tributos de contenção do Estado. É através dos tributos estaduais que o Executivo Estadual faz a repartição da receita para a manutenção das ações de governo, como também para que faça a manutenção dos poderes e dos órgãos. A atividade dos auditores é primordial para o funcionamento do Estado. E graças ao trabalho de toda a equipe da Secretaria de Finanças do Estado, juntamente com os auditores fiscais, nós temos conseguido manter a receita do Estado”, menciona.

O gerente de Fiscalização Daniel Antônio Castro destacou a conjuntura econômica atual de grandes transformações que o País enfrenta e como o Estado se mostra frente a tais mudanças. “O estado de Rondônia está com uma situação um pouco tranquila.

Nós sabemos que o momento econômico que o País atravessa tem impactado diretamente alguns Estados brasileiros e, felizmente, através do resultado do nosso trabalho, Rondônia pode se mostrar de forma positiva, no sentido de que nós continuamos mantendo nossa obrigação, nossa arrecadação, uma vez que isso reflete na sociedade, na distribuição de recursos e manutenção das atividades básicas do Estado”, diz.



Deixe o seu comentário