Porto Velho/RO, 24 Março 2024 05:03:33
Diário da Amazônia

Rede TV! mostrará a importância da produção de grãos

Rondônia disputa na safra de soja 2017/2018, entre o primeiro e segundo lugar na média de produtividade no Brasil.

Por José Luiz Alves
A- A+

Publicado: 23/01/2018 às 06h35min

Equipe da Rede TV! percorreu mais de dois mil quilômetros para produzir a matéria especial

Com 271.776 hectares de lavouras de soja cultivadas em 40 municípios no estado de Rondônia, com produtores rurais e técnicos projetando uma colheita de 1 milhão e 37 mil toneladas à 1 milhão e 100 toneladas de grãos na safra 2017/2018, essa leguminosa está presente do Cone Sul, ao Vale do Guaporé, alcançando os municípios de Porto Velho até Nova Mamoré, gerando emprego e renda no campo e nas áreas urbanas.

Equipe do programa Campo e Lavoura apresentado aos sábados das 6h às 8h, pela Rede TV! Em cadeia com a TV Gazeta e mais seis emissoras de rádio cobrindo todo estado de Rondônia, percorreu 2.209 quilômetros gerando imagens aéreas e terrestres, com depoimentos de técnicos e produtores rurais mostrando a importância desta leguminosa para a economia do Estado. A reportagem intitulada: “Da Lavoura ao Porto” vai ao ar no próximo sábado.

Milho

O estado de Rondônia disputa na safra de soja 2017/2018, entre o primeiro e segundo lugar na média de produtividade no Brasil, com o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O programa mostrará também os gargalos, no sistema de transportes e armazenamento, bem como a demora pelo Governo Federal na regularização fundiária que imperar o desenvolvimento do agronegócio no Estado.

A produção de milho, é outra realidade incontestável no Estado com projeção de colheita de 910 mil toneladas em 2018 em 165 mil hectares de lavouras, entre as colheitas de verão e safrinha. De acordo com levantamento apresentado pelo engenheiro agrônomo e gerente comercial da Central Agrícola em Vilhena, Robson Rizzon, as safras de grãos movimentam por ano no Estado entre desembolso e embolso pelos produtores rurais algo em torno de R$ 1,3 bilhão.

Para o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, na sombra da produção de soja e milho, vem a suinocultura, a pecuária de corte e leite com a transformação dos grãos em proteína animal, incluindo o frango, o peixe, agregando valores e fomentando outras cadeias produtivas, abrindo caminhos para as exportações.



Deixe o seu comentário