Porto Velho/RO, 26 Março 2024 16:37:35

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 05/06/2018 às 09h16min

A- A+

Região é discriminada

Qual será o “legado” histórico da greve/locaute dos caminhoneiros, depois de paralisar o País o país? Para eles, pouco: algumas..

Qual será o “legado” histórico da greve/locaute dos caminhoneiros, depois de paralisar o País o país? Para eles, pouco: algumas precárias conquistas. Para a Nação, muito: a derrota de quem ansiava destruir a democracia, impor ditadura e paralisar as investigações da Lava Jato.

No frigir dos ovos, o legado positivo do movimento foi dar um grito em favor reforma tributária, cujo adiamento pode levar a uma rebelião, como supôs o economista Eduardo Gianetti.

Já existe na Amazônia o sentimento rebelde de que a região é discriminada. Não é novo e aumentou com o explosivo decreto federal que alterou a alíquota do IPI do pólo de concentrados da Zona Franca de Manaus, parte do resgate a pagar pela normalização da vida nacional.

Para o senador Omar Aziz, o decreto fere de morte um dos principais setores do faturamento do pólo industrial da Zona Franca, uma vez que afeta gravemente sua vantagem comparativa em relação a outras regiões.

O governo deveria aproveitar o fim de mandato para uma cruzada nacional em defesa da democracia e a promoção de um pacto tributário que destrave a infraestrutura, contemple demandas sociais e não sacrifique o povo que trabalha e produz. Sem isso, dará mais combustível à rebelião.

…………………………………..

Definição do PT

As lideranças políticas de Rondônia aguardam com ansiedade a definição do PT quanto às eleições de outubro. O apoio da legenda é disputado por algumas coligações, mas o encontro dos petistas pode decidir por projetar candidaturas ao governo do estado (Paulo Benito) e ao Senado (Fátima Cleide) para ajudar na eleição de deputados federais.

A explicação

Alguns petistas que defendem as composições puro sangue lembram que é fundamental aos partidos eleger deputados federais na próxima legislatura já que será através desta bancada que os partidos terão maior acesso aos recursos do fundo partidário. Segundo eles, as candidaturas ao governo e ao Senado reforçariam a chapa dos federais. No entanto, caminhar isolado é uma temeridade.

Nas paradas

Juntos e misturados Ivo Cassol e Expedito Junior voltaram a participar de reuniões políticas conjuntas se unindo para a reconquista do Centro Político Administrativo nas eleições de outubro. A primeira articulação é juntar o PP e PR (controlados por aliados) com o PSD (com mando político de Expedito Neto) em coligação para a Câmara dos Deputados.

A multiplicação

A quatro meses das eleições continua se multiplicando o numero de candidatos ao Senado em Rondônia. Além dos medalhões mais conhecidos que são Confúcio Moura (MDB), Valdir Raupp (MDB) e Expedito Junior (PSDB), e os emergentes Jesualdo Pires (PSB) e Aluizio Vidal (Rede), o pleito 2018 marca a volta de Fátima Cleide (PT) e de tantos outros nomes do baixo clero.

Código de posturas

A prefeitura de Porto Velho decidiu usar o Código de Posturas para a limpeza dos lotes baldios taxando os infratores. De fato, Muitos proprietários trabalham com a especulação imobiliária, pouco se lixando com a cidade, deixando o matagal tomar conta de quadras inteiras em prejuízo da comunidade, com a proliferação de ratos, baratas, cobras criação de abrigo para os marginais.

Via Direta

***Passado o encerramento da greve/locaute dos caminhoneiros e os supermercados de Porto Velho ainda não conseguiram regularizar o abastecimento de suas gôndolas *** Ainda existem muitas cargas atrasadas nas estradas para serem entregues *** E as compras pela internet feitas pelos Correios ainda está distante de serem normalizadas ***Na política, tem conspirações a caminho na jornada 2018 em Rondônia *** È o punhal da traição cada vez mais afiado…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas