Porto Velho/RO, 24 Março 2024 18:47:50

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 24/05/2017 às 06h40min

A- A+

Regularização fundiária

o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) tem cobrado celeridade nos programas de regularização fundiária na região amazônica,

O Congresso Nacional tem grande expectativa quanto aos resultados da Medida Provisória editada pelo presidente Temer que trata da regularização fundiária rural e urbana no País. Os parlamentares trabalharam duro em quase 800 emendas destinadas a aperfeiçoar a matéria.

Atuando nas comissões que tratam do desenvolvimento da agricultura e da pecuária, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) tem cobrado celeridade nos programas de regularização fundiária na região amazônica, especialmente em Rondônia, onde se travam disputas sangrentas pela terra. Como é de conhecimento público, a morosidade do programa Terra Legal em resolver as pendências entre pequenos agricultores, posseiros, fazendeiros e madeireiros tem sido um entrave para a regularização fundiária avançar.

A MP da regularização fundiária permite que o Incra pague em dinheiro pelos lotes desapropriados para o programa nacional de reforma agrária. Até hoje o pagamento era feito apenas por TDAs, os Títulos de Dívida Agrária.

Asas crescidas

O fracasso das manifestações da esquerda no final de semana contra o presidente Michel Temer deixou o mandatário de asas crescidas, já acreditando que conseguirá se manter no poleiro. No entanto, nos bastidores as pressões aumentam para que ele renuncie. E no Congresso Nacional já são quase 10 pedidos de impeachment, e a própria OAB já se une àqueles que querem Temer fora do Palácio do Planalto.

A sobrevida

A sobrevida no Palácio Planalto obtida pelo presidente Michel Temer (PMDB) tem muito a ver com a sustentação proporcionada pelo PSDB de Aécio Neves e o Democratas de Rodrigo Maia, atual presidente da Câmara dos Deputados, que só admite examinar os pedidos de impeachment do presidente da República em junho próximo. Sem o apoio destas poderosas legendas, Temer já teria renunciado.

Hotéis à venda

Com o segmento hoteleiro em baixa, temos pelo menos uma dúzia de hotéis à venda em Porto Velho, depois do fechamento dos hotéis Aquárius, Vila Rica e Samauma. Tem de todos os preços para quem tiver interessado, de R$ 600 mil a R$ 4,5 milhões, dependendo da localização. Para quem quiser se dedicar a este penoso ramo existem outros três hotéis para arrendamento.

As cracrolândias

Enquanto em São Paulo o prefeito João Dória (PSDB) ataca de frente os problemas relacionados às cracolândias, em Porto Velho, o alcaide genérico Hildon Chaves (também tucano) ainda não tem uma estratégia pronta para combater os núcleos de drogados criados em guetos da capital rondoniense. Nos primeiros meses do ano aumentou muito o número de viciados perambulando nas ruas da cidade como zumbis.

Sem recursos

O Dnit não tem previsão para instalar passarelas nos pontos críticos de travessia ao longo da BR-364 no perímetro urbano de Porto Velho. A própria direção do órgão confirma a existência de projetos neste sentido, mas sem datas previstas de implantação, por falta de recursos. A intenção do Dnit é contemplar com passarelas todas as cidades no eixo da rodovia, de Porto Velho a Vilhena.

Via Direta

*** Repercute a notícia de que 16 governadores acabaram se envolvendo com as denúncias do Grupo JBS, conforme levantamento da mídia nacional *** O mandatário de Rondônia estaria fora da linha de tiro dos irmãos Batista *** Trocando de saco para mala: os ex-senadores Ernandes Amorim e Amir Lando, suplentes de deputados federais, voltaram a voduzar dois titulares da bancada federal *** Amorim é baiano e deve entender muito de mandinga…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas