Porto Velho/RO, 24 Março 2024 08:11:56
Diário da Amazônia

Retrospectiva Cultural 2016 – 2ª parte

O Bloco Mistura Fina desfila pelas ruas do centro histórico de Porto Velho na tarde deste sábado, 31, dando adeus ao ano de 2016.

Por Sílvio Santos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 31/12/2016 às 05h10min

A cultura no segundo semestre deste ano, nos proporcionou encontros memoráveis, principalmente nos segmentos música e dança, com destaque para os programas: Música na Estrada e Eita – Encontro Beradêro de Dança que reuniu no palco do Palácio das Artes os dois segmentos. A programação cultural do Sesc não pode deixar de ser elogiada. Outro Projeto que foi sucesso em 2016 foi o “A Escola Vai ao Teatro”.

Porém, o grande destaque na área musical, vai para o Projeto “Samba Autoral” realizado todo 1º sábado de cada mês, no Bar do Calixto em Porto Velho e que já está na 21ª edição.

O projeto que começou a ser apresentado em 2014, em 2016 conseguiu maior frequência, tanto de espectadores como de compositores e em consequência, maior número de composições, inclusive, a cada edição, a organização passou a editar um livreto com as letras de todas as composições apresentadas. A coordenação é da equipe da escola de samba Asfaltão.

RETROSPECTIVA

O boi-bumbá Corre Campo conquistou seu 18º título de Arraial Flor do Maracujá

JULHO – Flor do Maracujá – Após mais de seis meses ensaiando, os grupos folclóricos de quadrilhas e bois-bumbás, finalmente começam a se apresentar na 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás que começa nesta quarta-feira, dia 27.

São Carlos do Madeira é tema do Flor do Maracujá – A história do distrito de São Carlos do Madeira será contada na noite de hoje (30), durante a apresentação da quadrilha Matutos do Socialista. A Vila de São Carlos que fica à margem esquerda do rio Madeira com a foz do rio Jamari, é a localidade mais antiga no espaço atual do estado de Rondônia.

Arraial Jerusalém na Roça – Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Teatral Êxodo realizou o Arraial “Jerusalém na Roça”.

AGOSTO – A Vitória da cultura Portovelhera. Cantando e contando a história “Minha Querida Porto Velho”, o boi-bumbá Corre Campo ganhou o seu 18° título da Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás do Arraial Flor do Maracujá.

A Juabp encantou o público colocando super alegorias

Juabp – A vitória do quadrilheiro persistente – Se no ano passado a Juabp tentou conquistar os jurados contando a história do cinema, utilizando grandes cenários e efeitos espetaculares e viu a quadrilha quase descer para o grupo de acesso, este ano, eles voltaram com um tema, que desde quando foi anunciado deixou os quadrilheiros com o pé atrás, porém, “A Eterna Batalha do Bem Contra o Mal” conquistou dos jurados com 419,3 pontos ficando com o 1° lugar do Festival.

Casal de Noivos de Roraima o melhor do Brasil – A festa aconteceu numa parceria da Confebraq com a Federon e reuniu casais de 10 Estados brasileiros na quadra do Sindecef em Porto Velho dia 13.

SETEMBRO – Sábado dia 03, a escola de samba Acadêmicos do Armário Grande, promoveu durante feijoada, servida no quintal da Casa da Cultura Ivan Marrocos, a escolha do hino (samba-enredo) para o carnaval de 2017. Baseado no enredo “Armário Grande Viaja no Mundo Cultural de Crenças e Lendas da Região Norte”. A parceria Carlinhos Maracanã, Rafael Saideira, Paulinho Cachaça e Hudinho foi a vencedora.

Parada Militar/Estudantil – O desfile de 7 de Setembro em Porto Velho, reuniu mais de 10 mil pessoas na noite de quarta-feira, na avenida dos Imigrantes e ruas em seu entorno.

OUTUBRO – Malhadinho e Flor do Campo – Duelo de emoções – Durante três Dias, (7, 8 e 9) o público que marcou presença no bumbódromo de Guajará-Mirim, que domingo passado dia 09, recebeu a denominação (mais do que justa) de Márcio Menacho, apreciou momentos de muita emoção, com as homenagens prestadas pelos dois bumbás, ao tecladista do Flor do Campo.

Morre João Távora pioneiro de Alvorada D’Oeste – João Távora, um dos fundadores do município de Alvorada do Oeste (RO), faleceu aos 72 anos de idade, na madrugada de quarta-feira, dia 26, vítima de um Acidente Vascular Cerebral – AVC.

NOVEMBRO – Música na Estrada começa nesta quarta-feira – A 6ª Edição do Festival Música na Estrada começa nesta quarta-feira dia 2, em Porto Velho capital do estado de Rondônia.

Homem de Nazaré – Impasse Êxodo X Funcultural – O Grupo Teatral Êxodo reuniu imprensa e convidados especiais na última quinta-feira 17, no Teatro Banzeiros e promoveu o que seria o anúncio da volta após três anos, da encenação da peça “O Homem de Nazaré” na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, marcada para acontecer nos dias 1°, 2 e 3 de dezembro vindouro. Em virtude do impasse entre a direção do Êxodo e a Funcultural a peça não foi encenada.

DEZEMBRO – O Dia Nacional do Samba 02 de dezembro, foi comemorado em Porto Velho em alto estilo. Três shows marcaram as comemorações do dia consagrado ao ritmo genuinamente brasileiro “Samba Autoral”, Show com Diogo Nogueira e A Fina Flor do Samba.

A artista plástica Rita Queiroz doou seu acervo ao Governo do Estado de Rondônia

Rita Queiroz doa acervo com sua história ao governo – No dia 2 o governo do estado de Rondônia através da Sejucel, abriu no Museu da Memória que funciona no Palácio Presidente Vargas em Porto Velho, a exposição da artista plástica Rita Queiroz “Escamação Celular”. Durante a solenidade Rita oficializou a doação de parte de sua obra ao estado de Rondônia.

Pode vir de Rei ou de mulher; de Sheik, de pirata, de freira ou de gata. A São João Batista é Vai Quem Quer… Com esse refrão, a parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro conquistou os jurados Flávio Daniel; Benjamin Mourão, Sérgio Ramos, Luciana Oliveira e Altair Lopes – Tatá, conseguindo que seu samba sobre o enredo: “Manelão, o General da Folia o Rei da Alegria” fosse escolhido para ser o hino da escola de samba Acadêmicos do São João Batista nos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2017.

Vespasiano Ramos cem anos de saudades – Com uma singela manifestação na última segunda-feira, 26, no cemitério dos Inocentes em Porto Velho, estudantes da Unir lembraram o centenário da morte do poeta Vespasiano Ramos (1884-1916).
O Bloco Mistura Fina desfila pelas ruas do centro histórico de Porto Velho na tarde deste sábado, 31, dando adeus ao ano de 2016 e boas vindas ao ano de 2017.

FELIZ ANO NOVO!



Deixe o seu comentário