Porto Velho/RO, 20 Março 2024 09:30:33
RONDÔNIA

Revitalização do centro histórico

Prefeito recebeu escultor e arquitetas para discutir reurbanização de pontos históricos.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/05/2017 às 06h45min

Reunião aconteceu no gabinete do prefeito, no Palácio Tancredo Neves

A confecção de esculturas, estátuas, bustos e portais de personagens e passagens históricas da cidade de Porto Velho, bem como a revitalização de todo o centro histórico da cidade foram temas de duas importantes reuniões do prefeito Hildon Chaves, na última sexta-feira (12). Um das reuniões, que contou com a participação da primeira-dama Ieda Chaves, foi com o artista plástico Bruno Alves de Souza, pintor e escultor, nascido em Goiânia (GO), mas porto-velhense desde os dois anos de idade.
Levado ao prefeito pelo vereador Aleks Palitot, Bruno exibiu pinturas e miniaturas e esculturas que pretende esculpir em escalas maiores para embelezar pontos históricos e turísticos da capital. Bruno disse que a vegetação amazônica tem sido sua principal fonte de inspiração para o desenvolvimento da arte que, desde pequeno teve início em companhia do pai.

O artista frequentou o curso de pintura na Escola de Artes Téos, na Associação São Tiago Maior, em Porto Velho e em 2010, formou-se na Academia de Belas Artes de Catânia, na Itália. Em 2012 concluiu a pós-graduação na mesma instituição.
Como artista plástico, participou de várias Mostras e Exposições, das quais se destacam, o projeto “Cerâmica solidale”, promovido pela província di Catânia, Itália, em 2014, no qual foi escolhido para viajar à cidade de Caltagirone, onde aprendeu as técnicas da cerâmica Calatina.

No ano seguinte participou da mostra “Ceramica di Porto Velho” (na Embaixada italiana de Brasília). Bruno já participou de vários eventos nacionais e internacionais, sendo suas obras se destacado em todos eles.

Por indicação do vereador Aleks Palitot, dr Hildon recebeu três arquitetas que apresentaram um projeto de revitalização de todo o centro histórico de Porto Velho, incluindo as fachadas dos prédios da avenida 7 de Setembro, o Prédio do Relógio, para onde a prefeitura será transferida em breve e ruas adjacentes do centro antigo da cidade.

“Precisamos despertar nos moradores o senso de amor e pertencimento à nossa capital. Para isso é necessário desenvolvermos um bom projeto de urbanismo, que valorize a riquíssima história de Porto Velho, desde sua colonização, no início da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”, destacou o prefeito que se disse impressionado com ambos os projetos apresentados.



Deixe o seu comentário