Porto Velho/RO, 24 Março 2024 03:33:36

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 25/01/2018 às 06h20min

A- A+

Rigor contra o crime

O Congresso Nacional projeta mais rigor contra o crime organizado com medidas que prevê a transferência para presídio federal de quem..

O Congresso Nacional projeta mais rigor contra o crime organizado com medidas que prevê a transferência para presídio federal de quem cometer crime hediondo contra profissional de segurança pública, de quem liderar rebelião nas prisões e de quem cometer atentado contra a integridade física de agentes penitenciários, de presos e seus familiares. Neste sentido foi aprovado projeto de lei na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Relator da matéria, o deputado Aluízio Mendes afirma que “sabendo que os presos provisórios ou condenados continuam a comandar o crime dentro dos estabelecimentos prisionais, não pode o legislador se manter inerte, tolerando que estas condutas delituosas se perpetuem”.

Brecar o crime organizado e a criminalidade no Brasil vai mais além, principalmente na Amazônia, onde o tráfico de drogas e de armas pesadas precisa ser asfixiado nas fronteiras com a Bolívia, Peru e Colômbia.

Eleições 2018

Acordo recente dá conta de que a aliança PP/PSDB/PSD tem como candidato preferencial ao governo de Rondônia o senador Ivo Cassol. Caso não seja possível devido às pendências na justiça, o candidato será o ex-senador Expedito Junior com o vice indicado pelo ex-governador. Outra possibilidade é Yeda Chaves, esposa do atual prefeito Hildon Chaves, ser vice de Cassol ou de Expedito, conforme as últimas conjecturas nos bastidores políticos em Porto Velho.

Não arreda o pé

Volta e meia a central de boatos age contra os governadoraveis, mas não se confirma a desistência da postulação do deputado Maurão de Carvalho (PMDB), presidente da ALE, ao governo do Estado, para ser vice de outro postulante. Nada existe a respeito, mesmo porque Maurão não arreda o pé de disputar a sucessão do governador Confúcio Moura. Aliás, ele já está em pré-campanha e discutindo a sua chapa de senadores e a escolha do seu vice.

Para os netos

Anunciada com pompa e circunstância pelas autoridades, a nova rodoviária de Porto Velho, com novos projetos técnicos, pelo que se vê, só estará pronta para nossos netos e tataranetos. Ocorre que uma obra desta magnitude – agora repassada para a prefeitura de Porto Velho e o abacaxi comemorado pela municipalidade – demanda tempo, é um processo que patina desde a escolha da nova área, liberação de licenças ambientais, remodelação de projetos, etc.

Obras do Dnitt

Projetos em parceria com as usinas hidrelétricas para a elevação em dois metros da pista da BR-364 na região de Jacy-Paraná e obras de barreiras de contenção na orla do rio Madeira em Porto Velho são objetos de estudos em Brasília pelas equipes de engenheiros do Ministério dos Transportes. No entanto não existem sequer previsões para que os projetos saiam do papel, tampouco data fixada para a conclusão da ponte do Madeira na região do Abunã.

Nas paradas

O filho do deputado estadual Adelino Follador, Lucas, atual vice-prefeito de Ariquemes, já se prepara para disputar uma cadeira na Câmara Federal. Sua principal base é o Vale do Jamari, mas ele fará dobradinhas também com candidatos em Ji-Paraná, Porto Velho e Cacoal. Será uma parada dura, já que terá pela frente a irmã do governador Confúcio Moura, Cláudia Moura; o ex-deputado estadual Tziu e o vereador Ernandes Amorim, que já foi prefeito, deputado federal e senador.

Via Direta

*** O governo Estadual anunciou a construção de um moderno centro de convenções em Porto Velho. *** Uma aspiração antiga das lideranças empresariais de Rondônia *** A torcida geral é que não vire outra obra que não saia do papel, como é o caso da nova rodoviária de Porto Velho *** O que rola nos bastidores políticos da capital é que o ex-senador Expedito Junior virou o “Gilson Nazif” da atual administração*** Será verdade?

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas