Porto Velho/RO, 22 Março 2024 03:33:40
Diário da Amazônia

Rio Madeira ameaça avançar sobre a BR

Preocupadas, autoridades pedem mudanças na operação das usinas hidrelétricas.

Por Ac24horas
A- A+

Publicado: 11/01/2018 às 06h50min

Com o avanço das águas do rio sobre a rodovia, o Acre corre o risco de ficar isolado (Foto: AC24Horas)

As águas do rio Madeira que estão apresentando elevação acima da média em relação aos anos anteriores se aproximam da BR-364, que liga Rondônia ao estado do Acre, e preocupa autoridades. Segundo informações vindas da região do Abunã e Mutum, o nível do Madeira chegou a 19,90 metros, alertando a população e os condutores de veículos que trafegam pela rodovia.

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) no Acre, Thiago Caetano, informou ao ac24horas que fez contato com a superintendência do Dnit em Rondônia que confirmou a elevação das águas do rio Madeira.

“Fizemos contato com Rondônia e eles confirmaram a situação do rio chegando a BR-364. Inclusive, o rio apresenta uma elevação de suas águas superior ao mesmo período que aconteceu aquela grande enchente que deixou o Acre isolado. E diante dessa situação o risco é muito grande de uma nova enchente e isolamento do Acre”, destacou.

Thiago também disse que com as intensas chuvas era previsto uma mudança na operação das usinas com abertura de mais comportas para garantir a vazão da água que oriunda das cabeceiras do rio Madeira. “Fiz questão de entrar em contato com a bancada acriana, por meio do senador Glason Cameli, para intervir junto aos ministérios do Meio Ambiente, Integração Nacional e principalmente a Agência Nacional de Águas (ANA), para que seja feito uma mudança nas operações das usinas hidrelétrica, e com isso possa regular de imediato esta situação”, explica.

O superintende informa ainda que se não mudar a parte da operação da Usina Hidrelétrica e continuar tendo o nível de chuva nas cabeceiras do rio Madeira, o rio pode transbordar sobre a BR-364, “Por isso tem que ser uma ação rápida, imediata o mais breve possível”, finalizou Thiago.

A direção do Dnit no Acre estará em Rondônia na próxima segunda-feira (15) para tratar da situação de uma possível enchente do rio Madeira, montando um plano de contingenciamento no qual o Dnit no Acre se colocará à disposição.



Deixe o seu comentário