Porto Velho/RO, 20 Março 2024 03:01:37
Diário da Amazônia

RO discute abertura de corredor de exportações com a Bolívia

No encontro com o ministro boliviano, Daniel Pereira vislumbrou a possibilidade da importação de sal do País vizinho.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 18/04/2017 às 05h30min

Ministro Reymi Justiniano reuniu-se com Daniel Pereira

A abertura de um corredor de exportações capaz de integrar a Bolívia ao mercado mundial foi um dos temas discutidos na sexta-feira pelo vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, ao receber em seu gabinete no Palácio Rio Madeira o ministro da Defesa da República boliviana, Reymi Ferreira Justiniano. Na ocasião também foi tratada a possibilidade do incremento e melhoria das relações comerciais entre a Bolívia e Rondônia, com destaque para as necessidades de cada um e o compromisso de ampliar essas relações.

O transporte de madeira e castanha da Bolívia até o porto de Porto Velho, a importação de combustível venezuelano para a Bolívia utilizando a estrutura de logística de Rondônia e a importação de sal da Bolívia foram os temas que dominaram a conversa. Se confirmada a utilização da rota rondoniense para o transporte de combustível da Venezuela, os custos e o tempo serão reduzidos consideravelmente, tendo em vista que atualmente para chegar à Bolívia o combustível venezuelano enfrenta todo o percurso da costa do Oceano Atlântico, passando pela Argentina até seu destino no País vizinho, revelando um desperdício enorme de tempo e dinheiro.

O ministro que visitou também o porto organizado de Porto Velho (Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – Soph) – e pode acompanhar por vídeo o embarque, desembarque e a exportação de uma carga de madeira boliviana, mostrou-se satisfeito com toda a estrutura e com os níveis de segurança das cargas, levando-o a reconhecer a oportunidade e a possibilidade concreta de escoar pelo Brasil (Rondônia) seus produtos exportáveis.

Viabilidade de importação de sal para animais 

No encontro com o ministro boliviano, Daniel Pereira vislumbrou a possibilidade da importação de sal do País vizinho, destacando o nível de consumo rondoniense para complementar a alimentação bovina de mais de 14 milhões de cabeças – sal e nutrientes minerais. Falou também da perspectiva de mercado que se abre na Bolívia, que pode importar de Rondônia uma série de bens e serviços, a começar pelo calcário, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas, entre outros, consolidando e ampliando assim as relações comerciais entre ambos.

Daniel disse também que a ampliação dessas relações, entre tantos benefícios, propicia ainda uma espécie de intercâmbio de conhecimento, que pode levar e trazer estudantes e especialistas de ambos os lados para realização de estudos e estágios.
Depois de ver um vídeo sobre recursos e potencialidades de Rondônia, o ministro Reymi foi convidado por Daniel Pereira a participar da 6ª Rondônia Rural Show, que será realizada de 24 a 27 de maio, em Ji-Paraná. O vice-governador pediu ao ministro que levasse também o convite ao presidente Evo Morales.



Deixe o seu comentário