Porto Velho/RO, 19 Março 2024 14:51:35
Diário da Amazônia

RO e AC analisam a retirada da vacina contra febre aftosa

Os dois estados foram indicados pela Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa) para iniciarem a retirada no País.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/09/2017 às 06h00min

Técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) se reuniram durante dois dias para discutir ações para a retirada da vacinação contra febre aftosa.

Os dois estados foram indicados pela Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa) para iniciarem a retirada no País a partir de maio de 2019. No primeiro dia da reunião foram niveladas informações sobre os serviços de defesa sanitária animal dos dois Estados e debatido sobre o Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (Pnefa) e suas diretrizes. Já no segundo dia foi tratado sobre os programas de educação sanitária e de controle de trânsito animal, além de deliberações e planejamento conjunto entre as duas Agências. Da reunião saíram algumas diretrizes para uma atuação conjunta entre os serviços oficiais de Rondônia e Acre na execução do plano estratégico do Pnefa, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiróz, ressalta que o órgão tem uma parceria grande com a Agência rondoniense, desde a criação do Instituto. Para o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, a reunião foi fundamental para o nivelamento das informações das duas instituições.



Deixe o seu comentário