Porto Velho/RO, 21 Março 2024 16:44:21
Diário da Amazônia

RO tem prejuízos após operação no Amazonas

Mais de 6 mil metros cúbicos de madeira foram retidos pela Receita no Amazonas.

Por José Luis Alves
A- A+

Publicado: 11/02/2018 às 07h05min

Empresário Dário Lopes disse que 200 trabalhadores foram demitidos da empresa (Foto: Roni Carvalho/Diário da Amazônia)

Considerada um desastre pelos empresários e autoridades de Rondônia, a operação posta em prática pela Receita Federal, Ibama e Polícia Federal no Amazonas, retendo em Manaus 6 mil metros cúbicos de madeira exportada pelo Porto Alfandegado de Rondônia, causando durante 56 dias prejuízos da ordem de 20 milhões de dólares.

A operação, com viés ideológico e ambiental conforme admitiram o senador Valdir Raupp e o empresário Dario Lopes, além dos prejuízos financeiros provocados aos exportadores e importadores, desgastou a imagem externa do estado de Rondônia e do Brasil, tendo em vista que depois de 56 dias de investigação não encontraram nenhum vestígio de irregularidade nas cargas e containeres embarcados e lacrados em Porto Velho.

Ao participar do programa ‘Campo e Lavoura’ na RedeTV! em cadeia com diversas emissoras de rádios no interior do Estado, que foi ao ar ontem das 6h às 7h o senador Vardir Raupp e o empresário Dário Lopes, sustenataram que as autoridades responsáveis pela operação em Manaus, não tiveram nenhum critério e que o estado de Rondônia “sentiu-se afrontado”.

Mobilização federal

Essa operação mobilizou além de empresários, figuras como o senador Valdir Raupp, o vice-governador Daniel Pereira, o coordenador nacional do Ibama, Rene Luiz Oliveira, o procurador do Ministério Público Federal, Leonardo Galeano, bem como delegados e agentes federais, constatando que tudo estava dentro da legalidade.

Como nada de irregualar fora encontrado o delegado federal que coordenou a operação determinou que os containeres sejam recarregados e embarcados para seguir viagem na próxima quarta-feira. No entanto, os prejuízos financeiros já estavam contabilizados com 200 trabalhadores demitidos



Deixe o seu comentário