Porto Velho/RO, 26 Março 2024 04:43:25
Diário da Amazônia

Rocha Loures e empresa divergem em versões

Empresa é suspeita de ter sido favorecida pelo decreto dos portos de Michel Temer.

Por Jornal GGN
A- A+

Publicado: 15/01/2018 às 06h15min

Ex-deputado do MDB, Rocha Loures foi assessor especial do presidente Michel Temer (Foto: Reprodução)

A Rodrimar, empresa investigada por suspeita de favorecimento em decreto dos portos de Michel Temer, editado em maio de 2017, em entrevista à Folha, afirmou que Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR), ex-assessor de Temer, foi um dos integrantes do grupo criado pelo governo para discutir as novas normas para o setor. Normas benéficas.

Loures, por seu turno, declarou à Polícia Federal, que as empresas o viam como interlocutor do governo no tema, o que “não era verdadeiro”.

No início das apurações, em junho passado, Rodrigo Mesquita, executivo da Rodrimar, investigado no reflexo da delação da JBS, afirmou que Loures era “um importante interlocutor” dos interesses do setor portuário quando o decreto estava sendo discutido.

As versões conflitantes levantam suspeitas de que Loures esteja minimizando sua participação no feito, o que o coloca no centro de investigações da PF. O inquérito de benefícios ao setor de portos é o único ainda aberto que tem Temer como alvo.

Todos, porém, são unânimes em afirmar que os contatos foram institucionais, e que não houve pagamento de propina.

O decreto em questão, assinado por Temer, ampliou de 25 para 35 anos os prazos de contratos de concessão e arrendamento de áreas nos portos, podendo prorrogar por até 70 anos. A Rodrimar opera em duas áreas no porto de Santos e seria beneficiada em uma delas. O Porto de Santos e Temer se entrecruzam em vários pontos de sua vida política.

Loures disse em seu depoimento que conheceu o executivo da Rodrimar em 2013, quando em discussão a lei dos portos. Depois disso, segundo ele, só foi saber do decreto em 2017, quando a minuta do decreto chegou à Casa Civil, enviada pelo Ministério dos Transportes, simplesmente por ser assessor especial de Temer à época.

Loures minimiza sua atuação no tema quando deputado, dizendo que teria sido procurado por pessoas do setor só pelo fato de ter passado pela ‘estrutura da Presidência’ e que os representantes ‘imaginavam’ que teria maior interlocução junto a Temer, ‘o que não era verdade’.

Se Loures diz que nunca recebeu orientação especial de Temer para tratar do caso, a Rodrimar, em nota, afirmou que ele participou do grupo criado pelo governo para discutir o tema ‘desde quando era assessor da Presidência da República’. E o ex-assessor, enquanto deputado, recebeu representantes do setor mas nega que tenha prometido fazer qualquer pressão junto ao governo.



Deixe o seu comentário