Porto Velho/RO, 29 Março 2024 22:37:55

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 12/09/2018 às 07h00min | Atualizado 12/09/2018 às 09h03min

A- A+

Rola na aldeia um efeito manada anti-Raupp ao Senado

O Parque da biodioversidade A Amazônia nunca apresentou facilidades para quem se atreveu a domá-la com grandes projetos. A Ferrovia..

O Parque da biodioversidade

A Amazônia nunca apresentou facilidades para quem se atreveu a domá-la com grandes projetos. A Ferrovia Madeira-Mamoré, com sua crônica de tragédias e maravilhas, encontra paralelo na Fordlândia, focada há pouco em atraente documentário do diretor Marcos Colón.

Indo para além do fracasso do magnata Henry Ford, a visibilidade do filme BeyondFordlândia coincidiu com o lançamento do livro Tupinilândia, do escritor gaúcho Samir Machado, no qual um parque temático em construção na Amazônia é ocupado por forças militares.

Um destino muito melhor é esperado para o Parque da Biodiversidade divulgado no circuito do turismo como “AmazonBioPark”, iniciativa com a ambição de realizar o que a ficcional Tupinilândia não pôde ser.

Não faltaram recursos para o parque do romance. Já o mistério da falta de investidores para o BioParké desvendado facilmente com a leitura da realidade conjuntural brasileira.

O projeto, gestado pela Amazonastur, é mais uma das ótimas idéias que sofrem no limbo das incertezas nacionais, quadro nebuloso e crítico no qual ninguém tem a mínima idéia do que vai acontecer no futuro imediato – um caldeirão fervente que ainda queima as mãos de qualquer investidor.

…………………………………………

Efeito manada

Rola na aldeia um efeito manada anti-Raupp ao Senado e as primeiras informações dão conta como beneficiária deste evento a petista Fátima Cleide. Esta reviravolta decorre do forte apoio do funcionalismo, principalmente do setor de educação, além do arrependimento do eleitorado em ter votado no barbudão queixada na eleição passada, tirando Fafá das paradas.

É coisa de louco!

Em política as coisas mudam de forma e tamanho, como as nuvens. Boa parte do eleitorado que exercitou o voto útil a favor de Raupp (MDB) em 2010 para barrar a reeleição de petista Fátima Cleide, se arrependeu e agora se volta contra o queixada de barba pintada. Porque o arrependimento? Raupp se envolveu numa montoeira de escândalos, sujou nosso estado e ficou mais sujo do que poleiro.

Voto útil

Para que Raupp não emplaque, na capital, voluntários da educação estão nas ruas cobrando voto útil. O candidato em condições de bater Raupp esta sendo escolhido, por enquanto a ex-senadora vai levando vantagem. Se a estratégia der certo – já esta dando –  quem pode perder terreno em Porto Velho é Aluízio Vidal (Rede), inicialmente cotado para ser o mais votado na capital.

No prejuízo

Com o ex-governador Confúcio Moura, candidato ao Senado já deixando de participar de muitas reuniões do MDB, mais o anti-raupismo se acentuando, o grande prejudicado é Maurão de Carvalho, o culto, candidato ao governo, que pode não participar de debates devido ao seu evidente despreparo intelectual. Como se recorda, na OAB teve dificuldade até para ler um discurso de 30 linhas.

Cavalo paraguaio

O candidato cavalo paraguaio já começou a cair nas sondagens eleitorais subsequentes aquela anunciada por certo instituo de pesquisas. Ibope. Lembrem que ele largou bem na frente e de lá para cá sua campanha não prosperou. É só comparar com as enquetes eleitorais mais recentes para constatar o declínio. Até o Ibope, que tem pinoquiado nos últimos pleitos, vai ter que se render a realidade mais a frente.

 

Via Direta

*** O advogado Jorge Chediak não conseguiu reverter na justiça sua candidatura ao governo de Rondônia pelo PC do B *** A grande verdade é que fizeram Chediak de pato no partido *** Rondônia voltou ao ranking dos estados com maior porcentual de focos de incêndios do País *** Como consequência grossas camadas de fumaça tomam conta do céu do Norte do estado *** E Irma do Maurão, que se diz evangélica, acelera na reta final!


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas