Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:30:59
Diário da Amazônia

Rondônia precisa de planejamento estratégico

Senador Acir Gurgacz faz defesa frente às novas dinâmicas urbanas e rurais do Estado.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 24/09/2017 às 05h15min

Senador Acir Gurgacz em pronunciamento no Senado na última semana

Em pronunciamento na última semana, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu a adoção de um planejamento permanente e estratégico para a economia de Rondônia, em especial de Porto Velho, frente às novas dinâmicas agrícolas, urbanas e rurais com as quais Rondônia está lidando. Crescimento do setor agroindustrial, do comércio, dos serviços, da oferta de qualificação, com mais universidades e escolas de ensino técnico, precisam, a seu ver, ser planejados em conjunto e com um objetivo comum para o desenvolvimento local.

Na opinião do parlamentar, Porto Velho precisa se preparar para se tornar o grande centro logístico da região Norte, instituindo um porto seco, tornando-se uma estação aduaneira para o interior, mediando as importações. “Além disso, a capital tem capacidade para virar um grande centro de distribuição de alimentos, abrigar um polo agroindustrial, gerenciando as pequenas indústrias e cooperativas que florescem a cada momento”, acrescentou.

Ele citou que muitas grandes indústrias estão sendo atraídas à capital pela localização estratégica da cidade e pelos incentivos fiscais concedidos pela prefeitura e pelo governo de Rondônia, “e isso precisa ser potencializado”, argumentou.

Para o senador, o desenvolvimento regional também não pode ser mais fixado em ciclos momentâneos, como o da energia, encerrado recentemente. “A economia girou por muito tempo em torno das construções das hidrelétricas do rio Madeira e agora, finalizado o momento, fica a sensação de que não se aproveitou a abundância dos recursos para o desenvolvimento permanente da região”, ponderou, completando que “nosso futuro com certeza é promissor, as bases para nosso desenvolvimento estão bem sedimentadas, o que falta é um planejamento estratégico orientado para a vocação de cada região, com um plano de metas e com uma política integrada visando o desenvolvimento sustentável de todo o nosso Estado”.



Deixe o seu comentário