Porto Velho/RO, 20 Março 2024 13:47:28
Diário da Amazônia

Roraima pede fechamendo da fronteira com a Venezuela

Governo de Roraima entrou com uma ação no STF para conter a crise migratória

Por Agência Brasil
A- A+

Publicado: 13/04/2018 às 16h41min

Foto: Divulgação

O governo de Roraima entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal cobrando o fechamento temporário da fronteira do Brasil com a Venezuela, na expectativa de solucionar os problemas enfrentados no estado com a crise migratória. A governadora Suely Campos reclama da falta fiscalização na divisa entre os países.

Atraídos para o Brasil em busca de melhores condições de vida e expulsos pela crise que assola a Venezuela, os estrangeiros começaram a gente aos montes ao Brasil em meados de 2015.

O governo estima que 50 mil tenham entrado por via terrestre no país desde então. O número supera em 10 por cento a quantidade de  roraimenses, hoje calculado em 520 mil pessoas. E tanta gente assim provocou um colapso no estado. Na saúde, Roraima enfrenta epidemia de sarampo. No campo da segurança, vê a criminalidade aumentar. Na área da educação, vê a demanda cada vez mais maior. Além dos milhares de estrangeiros vivendo pelas ruas e abrigos.

O governo federal deu início a um processo de interiorização de estrangeiros, mas a governadora também critica a lentidão no serviço. Suely Campos também pede ao governo federal incremento nos recursos financeiros encaminhados ao estado para o enfrentamento da crise humanitária.



Deixe o seu comentário