Porto Velho/RO, 26 Março 2024 23:22:00

Roubo de carros na fronteira

O Acre também oferece oportunidade para quem pretende ingressar no mundo do tráfico devido a falta de fiscalização.

A- A+

Publicado: 06/03/2018 às 08h17min

A mobilização de fechamento da BR-425, na região de Nova Mamoré, revela uma preocupação, novamente: a fronteira. Não é de hoje que veículos de Rondônia que são roubados no Estado com destino a Bolívia. Mais uma vez, o velho problema da fronteira volta a ser um grande motivo de preocupação das autoridades. A fragilidade da segurança pública nas áreas de fronteira com o Brasil é um problema antigo e bem distante de encontrar uma solução eficaz. Traficantes sempre aproveitaram a ausência da fiscalização rotineira para avançar no importante comércio de drogas. Todos são conhecedores que é obrigação do Governo Federal manter a segurança nas áreas de fronteira, mas o Estado não conseguiu avançar nos últimos anos em planos estratégicos e fechar a porteira.

Se falou muito em manter a segurança com o apoio do Exército, mas essa proposta dificilmente saiu do papel nos últimos meses. Rondônia faz fronteira com a Bolívia e também se tornou uma grande rota importante dos traficantes. O Acre também oferece oportunidade para quem pretende ingressar no mundo do tráfico, devido a falta de fiscalização. Traficantes bolivianos e brasileiros utilizam a rota acriana e circulam livremente em território rondoniense transportando produtos ilícitos.

Na última segunda-feira, a imprensa nacional registrou uma ação policial que resultou na prisão de uma quadrilha que fez assalto a um banco no Paraguai e utilizava o Brasil como rota de fuga. No ataque a uma transportadora de valores, os bandidos levaram o equivalente a R$ 120 milhões e três deles morreram em troca de tiros com a polícia. O caso ganhou repercussão nacional e revelou aquilo que os brasileiros sabiam e principalmente a segurança pública: a falta de segurança na fronteira.

Recentemente um jornalista teve um veículo furtado em Porto Velho e encontrou uma série de dificuldade para trazer o veículo da Bolívia. Não há dúvida que a segurança na fronteira está totalmente desprotegida e precisa do apoio da Polícia Federal. Enquanto o Governo Federal não reforçar a segurança na fronteira, testemunharemos roubo de carros na fronteira.



Deixe o seu comentário