Porto Velho/RO, 20 Março 2024 09:32:43
RONDÔNIA

Rua Duque de Caxias será ampliada

Além de ser ampliada, a rua também será utilizada como corredor de ônibus.

Por Daniela Castelo Branco Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/08/2017 às 05h00min

As obras de ampliação da rua Duque de Caxias começaram a ser executadas ontem

A prefeitura de Porto Velho, por meio da Sub-Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Suop), iniciou ontem as obras de alargamento da rua Duque de Caxias, no trecho que compreende desde a avenida Jorge Teixeira até a Rua Tenreiro Aranha, zona Central da capital. O objetivo é melhorar o trânsito e ‘desafogar’ o fluxo de veículos nas avenidas Carlos Gomes e Pinheiro Machado. As obras estão sendo realizadas para que a rua Duque de Caxias seja preferencial e de mão dupla, passando, também, a ser corredor para o transporte coletivo da cidade.

De acordo com o sub-secretário Tiago Beber, atualmente a via está com oito metros de largura e quando as obras forem concluídas passará a ter 13 metros, permitindo que os veículos sejam estacionados horizontalmente. A previsão é de que a obra seja concluída em até 45 dias utilizando recursos da própria prefeitura. Tiago Beber explicou que esse empreendimento marca uma série de obras a serem realizadas pela prefeitura, iniciadas pela rua Duque de Caxias e em breve o alargamento da rua Pau Ferro, na zona Sul, e avenida Guaporé, na zona Leste. Segundo o subsecretário da Suop, são vias importantes, com grande movimento de veículos, e precisam ser ampliadas.

Para viabilizar o alargamento da rua Duque de Caxias, a prefeitura está readequando toda a rede de drenagem, asfaltamento e recapeamento da via, para que fique com um espaço de mais de três metros para cada lado. “Desde o começo do ano já está no nosso planejamento ‘mexer’ na rua Duque de Caxias, já que ela é uma das mais importantes do centro da cidade, principalmente por estar situada entre as avenidas Carlos Gomes e Pinheiro Machado, vias de grande fluxo de veículos. Assim, essa obra diminuirá esse fluxo entre essas duas avenidas e também com a ideia de passar as linhas de ônibus para a rua Duque de Caxias”, frisou Beber.

O subsecretário Marden Negrão, de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Semtran), disse que, enquanto a obra estiver sendo realizada, será feito um estudo mais detalhado para que sejam verificadas as principais necessidades referentes às linhas de ônibus. Negrão destaca que, com a conclusão da obra, a Semtran já terá definido essa questão.

Prefeito destaca que obras são necessárias

No lançamento da obra, ontem de manhã, o prefeito Hildon Chaves reforçou que o objetivo é transformar a rua Duque de Caxias numa via expressa com semaforização específica de modo a ‘desafogar’ o trânsito de veículos e ônibus das avenidas Pinheiro Machado e Carlos Gomes, uma vez que 80% da população de Porto Velho que reside em todas as áreas, vem constantemente ao centro da cidade. “Essa é uma obra que vai impactar muito a nossa mobilidade urbana”, destaca o prefeito. Outro impacto positivo relatado por Hildon Chaves está relacionado ao elevado da rua Três e Meio que, de acordo com ele, vai melhorar muito o fluxo de veículos da zona Sul para a região central da cidade.

Para intensificar as obras de melhoramento nas vias urbanas da capital, a prefeitura está realizando um plano de mobilidade urbana que será apresentado à sociedade porto-velhense assim que forem concluídos os estudos. O prefeito Hildon Chaves aproveitou a ocasião para confirmar as próximas intervenções já destacadas pela Suop na avenida Guaporé e na rua Pau Ferro.

“Tudo indica que nós devemos também fazer intervenção na avenida Guaporé, que tem um grande fluxo de veículos e na rua Pau Ferro, que pode se tornar uma via de escoamento. A Pau Ferro está para a zona Sul como a Duque de Caxias está para a região central. Além disso, nós temos um plano de revitalização para a área central de Porto Velho, principalmente no quadrante que eu denomino de quadrante histórico, que compreende a região da Praça das Caixas d’Água até o entorno da prefeitura, que seria o Centro Histórico de Porto Velho. Em breve essas obras serão executadas”, completou Hildon Chaves.



Deixe o seu comentário