BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Rural Show abre oficialmente amanhã

Feira espera receber mais de 70 mil visitantes nos quatro dias de evento.

Publicado: 23/05/2017 às 05h05

O Diário registrou a chegada dos primeiros equipamentos que serão expostos durante a realização da Rural Show

No sábado, domingo, segunda-feira e hoje, mais de 500 trabalhadores braçais e técnicos se movimentam num vai e vem frenético levantando tendas e contêineres, instalando redes elétricas, para que tudo esteja pronto amanhã até às 8h, quando o governador Confúcio Moura (PMDB) na presença do ministro adjunto da Agricultura, Eumar Novacki, o senador Acir Gurgacz (PDT), o prefeito Jesualdo Pires e outras autoridades inaugure oficialmente a 6ª Rondônia Rural Show.

Distante 12 quilômetros da sede do município de Ji-Paraná, às margens da BR-364, sentido Cuiabá localizada numa área de 50 hectares, com mais de 5 quilômetros de ruas, tudo terá que estar nos “trinques” para agradar o público esperado em mais de 70 mil visitantes nos quatro dias de feira.

Dois estacionamentos para cinco mil veículos com toda a segurança. Os equipamentos de última geração tecnológica como tratores, colheitadeiras e implementos agrícolas foram montados no final de semana.

Na cidade de Ji-Paraná e municípios vizinhos, os hotéis estão lotados até o final de semana com reservas antecipadas com seis meses de antecedência, um movimento acima dos eventos anteriores ligados ao agronegócio no município, conforme relata o empresário do setor hoteleiro, Ivan Meneghetti. Os bares, restaurantes, postos de combustíveis, os vendedores de espetinhos todos estão faturando alto.

Evandro Padovani, prefeito Jesualdo e gerente do Banco do Brasil, Paulo Damasceno

Jesualdo Pires diz que sonho está se realizando

O anfitrião da 6ª Rondônia Rural Show, prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, na presença do secretário de Agricultura, Evandro Padovani e do gerente regional do Banco do Brasil, Paulo Damasceno, acentuou ao participar ontem no programa “Campo e Lavoura” especial transmitido pela Rádio Alvorada em cadeia com Rádio Globo (PVH) e outras emissoras no Estado, das 6h às 7h “que o grande sonho do agronegócio em Rondônia, está se realizando”.

Na opinião de Jesualdo Pires, a Rondônia Rural Show “contaminou os produtores rurais, no bom sentido, que acreditaram no projeto do governador Confúcio Moura”. Evandro Padovani, saliento que em cinco edições este evento já movimentou R$ 2,2 bilhões mostrando a força da agricultura e da pecuária, somando com agricultura familiar e as agroindústrias, que geram emprego e rendas no campo e nos perímetros urbanos.

Paulo Damasceno frisou que o Banco do Brasil tem disponibilizado R$ 200 milhões para investir no financiamento de equipamentos agrícolas, custeio e infraestrutura nas propriedades rurais. Segundo ele, recursos não faltarão na 6ª Rondônia Rural Show para atender todos os projetos encaminhados em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Senador participou pelo telefone

Pouco antes de seguir para Brasília, o senador Acir Gurgacz (PDT), teve uma participação rápida no programa pelo telefone parabenizando o prefeito Jesualdo Pires, o secretário Evandro Padovani e o governador Confúcio Moura pela importância deste evento que traz um ânimo diferente ao produtor rural. Acir Gurgacz destacou que desde a primeira Rondônia Rural Show, ele aceitou o desafio participando como parceiro do Governo do Estado. J.L.A.

Área pode ser usada para desenvolver pequisa

Um centro tecnológico permanente na feira

O secretário de Agricultura Evandro Padovani revela que o governador Confúcio Moura, após a 6ª Rondônia Rural Show, tem um projeto para transformar aquela área em centro tecnológico do agronegócio permanente. Ele, explica que após cada evento da Rondônia Rural Show, instituições, como a Embrapa, Universidade Federal de Rondônia, Ulbra, Instituto Abaitará, poderão usar a área para desenvolver pesquisas.

Cita por exemplo o combate às cigarrinhas das pastagens, pesquisas para desenvolver a produção de frutas, hortaliças e verduras. O objetivo do governador é criar condições para utilizar o espaço, o ano todo capacitando profissionais, inclusive na genética bovina e inseminação melhorando a qualidade do rebanho e a produção de leite.

Assim, a área com 15 hectares que nesta Rondônia Rural Show serve como vitrine tecnológica para a produção de soja, milho, arroz e pastagens poderá avançar na pesquisa consorciada com outras culturas para o cultivo do café, cacau, abóbora, batata-doce e melancia. A tecnologia para o desenvolvimento no campo é um processo irreversível. Rondônia caminha a passos largos nesta direção.

O empresário José Carlos Xavier, que administra o laboratório ‘Qualittá’ ambiental especialista em análises de solos, água e efluentes, cita como exemplo a produção de peixes em Rondônia que há seis anos patinava em 11 mil toneladas e na atualidade alcança 90 mil toneladas caminhando para as 100 mil no máximo em 2020. As lavouras de café estavam quebradas há seis anos, com tecnologia nesta safra chegará 2,1 milhões de sacas.

Por José Luiz Alves Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário