Porto Velho/RO, 26 Março 2024 23:17:02

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 28/05/2018 às 20h00min

A- A+

Rural Show e o futuro

A primeira revolução agrícola veio com o Estado induzindo o desenvolvimento de tecnologias agropecuárias adaptadas a regiões..

A primeira revolução agrícola veio com o Estado induzindo o desenvolvimento de tecnologias agropecuárias adaptadas a regiões tropicais, gerando fortes ganhos de produtividade.

A 7ª Rondônia Rural Show, evento internacional que se consolida apesar das crises, comprova que há dois agronegócios. Um, de ponta, que nada deve a qualquer nação desenvolvida, tem condições de acompanhara rápida evolução do setor.

É o caso dos ousados agropecuaristas que ousaram explorar as fronteiras agrícolas e foram produzir na imensidão nacional, confiantes em que o Estado brasileiro responderia rapidamente às suas necessidades de infraestrutura.

O drama do atraso nacional obriga o público e o privado a uma cooperação irrestrita, promovendo o acesso a vertiginosas mudanças que requerem tecnologias digitais, biotecnologia, sensores, robôs, agricultura vertical, satélite, big data etc.

Incluindo a agricultura familiar, às voltas com rigores climáticos e amarras críticas, há setores que sofrem a escassez de condições infraestruturais, recursos e acesso a novas tecnologias. Todos também merecem vagas no bonde da segunda revolução no campo.

…………………………………………….

Estaca zero

Estamos a pouco mais de 30 dias para o inicio das convenções partidárias de julho e as formações dos blocos para a disputa ao governo, senado e cadeiras a Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa continuam na estaca zero. É certo que algumas legendas já tem suas nominatas prontas para Assembléia Legislativa – e só.

Blocos formados

Em todos os grandes blocos formados, o do PDT/PSB, liderado pelo senador Acir Gurgacz e pelo governador Daniel Pereira, o do MDB  encabeçado por Maurão de Carvalho e o clã Raupp, o do PP/PR por Ivo Cassol e Luis Claudio, não temos ainda a definição de vices e os entendimentos para as nominatas de candidatos a deputados seguem madrugadas adentro.

Candidatos avulsos

Fora dos grandes blocos, temos candidaturas avulsas ao governo, como Jorge Chediak (PC do B), Pimenta de Rondônia (PSOL), Vinicius Raduan (Podemos), e a tentativa do tucano José Guedes receber o apoio dos cardeais da legenda e de siglas alinhadas, para receber a homologação da candidatura. O PT não lançará candidato ao governo, devendo se juntar a aliança PDT/PSB.

Os bicho papões

Considerados os bichos papões das cadeiras a Cama dos Deputados – o que pode ser desmentido nas urnas – os atuais deputados Marinha Raupp (MDB), Marcos Rogério (DEM), Mariana Carvalho (PSDB) ais os emergentes Leo Moraes (Podemos), Melki Donadon (PDT) e Mauro Nazif (PSB) tem dificuldades em encontrar aliados. Afinal, ninguém quer ser escada para ninguém.

Cadê os patos?

Também na peleja das cadeiras a Assembléia Legislativa os bichos papões tem dificuldades em encontrar “patos”. Mas os medalhões do MDB, verdadeiros encantadores de serpentes, conseguiram a proeza e a sigla terá nominata completa sem a necessidade de coligações. No entanto, acabou formando um Grupo da Morte, aonde pelo menos dois atuais deputados poderão sucumbir nas urnas.

Via Direta

*** Na participação pela Rondônia Rural Show, a dobradinha Acir/Jesualdo foi recebida calorosamente pelos presentes *** Ivo Cassol também marcou presença, voduzando todo mundo. Ele se considera o “novo” na política *** O PT estuda nova data para seu encontro estadual em Ji-Paraná prejudicada pela greve dos caminhoneiros *** Os tucanos seguem as conversações com legendas para fechar as nominatas a Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas