Porto Velho/RO, 30 Março 2024 08:44:52
Diário da Amazônia

S. Francisco: Coleta seletiva de lixo já apresenta números

O Executivo Municipal tem sido um parceiro neste processo para que o destino incorreto do lixo não traga danos ao Meio Ambiente

Por Redação DIÁRIO DA AMAZÔNIA
A- A+

Publicado: 13/04/2018 às 15h56min

Um trabalho de sensibilização dos moradores de São Francisco do Guaporé tem ocorrido de forma progressiva. A ideia é fazer com que as pessoas possam dispor o lixo de forma seletiva facilitando assim, o trabalho da Associação dos Garis de Material Reciclável e Reutilizável. O Executivo Municipal tem sido um parceiro neste processo para que o destino incorreto do lixo não traga danos ao Meio Ambiente.

Cinco colabores fazem a coleta seletiva na cidade. (Foto: Divulgação)

O presidente da Associação, Agnaldo Silva, ressaltou que o lixo ao invés de ser encarado como um problema à sociedade foi visto pela administração como uma oportunidades econômica e social. “Se for corretamente separado, coletado e chega ao destino final de forma adequada, pode gerar renda, energia, matéria-prima para indústria e ser promover a inclusão social”, comenta.

Se for corretamente separado, coletado e chega ao destino final de forma adequada, pode gerar renda, energia, matéria-prima para indústria e ser promover a inclusão social.

Segundo ele, a parceria com a Prefeitura Municipal é feita com o ‘empréstimo’ dos caminhões à coleta. “Foi através da prefeitura que demos o pontapé inicial desta associação e hoje esse trabalho é uma realidade, e além da destinação correta, os equipamentos oferecem melhor qualidade a os trabalhadores que coletam os resíduos”, comenta Silva.

NÚMEROS
A Associação iniciou os trabalhos há três anos. Desde então já foram reciclados 250 toneladas de material (alumínio e plástico) e 150 toneladas de ferro, que são destinados à empresas no Distrito Federal (DF) e São Paulo (SP), através de uma empresa intermediária.

Atualmente, é composta por cinco colaboradores que fazem a coleta seletiva na sede do município, no Distrito de Porto Murtinho e em alguns setores da zona rural. (



Deixe o seu comentário