Porto Velho/RO, 03 Abril 2024 17:57:20

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 13/04/2017 às 06h30min

A- A+

A saga do Alto Madeira

Pelo seu centenário, que será comemorado com pompa e circunstância neste sábado, o jornal Alto Madeira foi homenageado pela Assembleia..

Pelo seu centenário, que será comemorado com pompa e circunstância neste sábado, o jornal Alto Madeira foi homenageado pela Assembleia Legislativa durante a semana. Um dia de glória e emoção para a família Tourinho, com Euro e Luiz, os grandes timoneiros de uma trajetória histórica recebendo uma justa homenagem do parlamento rondoniense.

No momento da imprensa, onde os jornais impressos estão se reinventando, com tantos que já cerraram as portas nos últimos anos, como o Jornal do Brasil, um dos mais importantes veículos de comunicação do País, nosso amado Alto Madeira, atinge um século de circulação. Conseguiu uma marca de poucos jornais no mundo.

Desembarquei em 1980 em Porto Velho – também para trabalhar na área jornalística – e desde então acompanho a saga deste matutino, que na época tinha como editores os jornalistas Lúcio Albuquerque e Ivan Marrocos, este último já no andar de cima. Meus parabéns a todos e vida longa ao Alto Madeira, testemunha de todos os grandes momentos da história rondoniense.

Pulando cirandinha

Repercute em todo o Estado o envolvimento de dois senadores de Rondônia, os compadres Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP) na Operação Lava Jato. Agora, os dois rolimorenses pulam cirandinha na mais complexa operação da Polícia Federal. É Rondônia enlameada até o talo, mais uma vez. E na Câmara dos Deputados a metade da bancada federal de Rondônia tem problemas com a Justiça.

Audiência pública

Por iniciativa do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) o Senado realiza audiência pública, através da Comissão de Infraestrutura, para definir melhorias para a BR-364 e debater os gargalos logísticos da região no próximo dia 29. Acir manifesta preocupação também com os desdobramentos que envolvem o projeto de pavimentação da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus; e com o recente anúncio da usina hidrelétrica em Guajará-Mirim.

Os partidos

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado começa a tratar da redução do número de partidos. Entre as legendas existentes e as mais de 56 em fase de criação serão quase 100 agremiações rapinando os fundos partidários caso a farra continue. Conforme a proposta em andamento, cada partido será obrigado a eleger uma quantidade mínima de deputados federais para as siglas terem direito a espaço no rádio e na TV.

Valeu, Confúcio!

Podem falar o que quiser do nosso governador Confúcio Moura, El Carecón, mas ele é o cara diante do cenário econômico dos Estados – paga em dia os servidores e a nossa previdência é superavitária – e do pervertido quadro político nacional, com tantos governadores, senadores e deputados federais envolvidos na Operação Lava Jato e tantos outros processos. No mais, Rondônia cresce a 3%, e o Brasil quase -3% do Produto Interno Bruto (PIB). Valeu!

Também a rodoviária

Não é só o esgotamento sanitário e o sistema de abastecimento de água de Porto Velho que o prefeito Hildon Chaves quer administrar e tocar logo para a frente logo que seja possível com as PPPs. Intramuros do Paço Tancredo Neves, o prefeito tucano e sua equipe estudam uma forma de carrear para a municipalidade a construção do novo terminal rodoviário da capital. Confúcio toca ambos os projetos e não arreda o pé.

Via Direta

*** Início do verão e o prefeito Hildon Chaves e o governador Confúcio Moura já colocaram em ação os blocos na rua *** São várias frentes de obras rolando na cidade e nos distritos, onde a recuperação das estradas vicinais é de vital importância *** Para ajudar contra o desemprego, vivenciamos na capital uma explosão de restaurantes e de postos de gasolina *** Pelo menos 9 dos 21 vereadores da capital vão se arriscar a disputar cadeira de deputados estaduais no ano que vem.

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas