Porto Velho/RO, 29 Março 2024 11:55:41
PLANTÃO DE POLÍCIA

Samu conta apenas com 2 ambulâncias de plantão

Segundo o Samu, o normal são cinco unidades em funcionamento na cidade.

Por Natália Figueiredo Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/02/2017 às 07h20min | Atualizado 24/02/2017 às 09h13min

Uma terceira ambulância está sendo consertada para atender à demanda neste período

Há algumas semanas, hemocentros e hospitais têm se mobilizado com os preparativos de carnaval – doação de sangue, escala de equipes etc.

Além dessas ações é importante saber que as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Velho estão operando com apenas duas ambulâncias, para atender uma população com mais de 500 mil habitantes. As outras ambulâncias estão paradas em uma oficina à espera de consertos.

Em razão disso, a UTI Móvel, que deveria ser usada somente para remoções de alta complexidade, também está sendo utilizada nos resgates em que os primeiros socorros são básicos.

No total, a cidade tem cinco ambulâncias do Samu – quatro básicas e uma avançada, que opera como UTI. Segundo o Samu, o normal são cinco unidades em funcionamento na cidade, sendo quatro delas Unidades de Suporte Básico (USB) – cada uma com motorista e um técnico – e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) com motorista, médico, enfermeiro e um técnico. No entanto duas unidades básicas estão em manutenção.

Esse cenário representa um grande risco para a população, pois será difícil realizar os pronto-atendimentos no período carnavalesco, principalmente no dia em que ocorre a Banda do Vai Quem Quer, que concentrará um grande numero de pessoas.

O que diz o SAMU

Em contato com o Samu, foi informado que uma terceira ambulância está sendo consertada para atender à demanda no período de carnaval. Ainda de acordo com a assessoria, a folia carnavalesca não tem índices muito altos de acidentes, sendo o período de dezembro mais grave nesse sentido.



Deixe o seu comentário