Porto Velho/RO, 19 Março 2024 07:31:24
Diário da Amazônia

Saque para o Fundo PIS/Pasep começa nesta segunda-feira

Têm direito a sacar na segunda-feira as pessoas com 57 anos ou mais e o prazo vai até 28 de setembro

Por UOL
A- A+

Publicado: 16/06/2018 às 13h15min | Atualizado 16/06/2018 às 13h17min

Foto: DIvulgação

Começa na segunda-feira (18) o saque do Fundo PIS/Pasep. O governo liberou na semana passada o saque do PIS/Pasep para cotistas de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988. O valor médio é de R$ 1.370, mas cada um pode ganhar mais ou menos, conforme o seu caso.

Têm direito a sacar na segunda-feira as pessoas com 57 anos ou mais, mas não é obrigatório fazer isso na segunda-feira. O prazo apenas começa na segunda e vai até 28 de setembro. Para as outras idades, o saque começará em agosto (dia 8 para quem tem conta na Caixa ou no Banco do Brasil e dia 14 para os demais). O prazo também será 28 de setembro. Depois dessa data, só poderá sacar quem tiver 60 anos ou mais.

Quem puder esperar e deixar para tirar o dinheiro depois de 8 de agosto, em vez de sacar nesta segunda, pode ganhar até 10% a mais, porque ainda será feito cálculo do rendimento anual do PIS/Pasep, conforme explicou o ministro do Planejamento, Esteves Colnago. Isso atualiza e aumenta o valor a ser recebido.

Veja abaixo todas as datas para saques:

18 de junho: pode sacar quem tem 57 anos ou mais (se não sacar nesse dia e esperar até agosto, pode ganhar até 10% a mais).

30 de junho a 7 de agosto: saque interrompido para cálculo dos rendimentos anuais das cotas.

8 de agosto: liberação de saque para cotistas de todas as idades que possuem contas na Caixa (PIS) e no Banco do Brasil (Pasep). Cotistas a partir de 57 anos continuam podendo sacar (e podem ganhar até 10% a mais, por causa do reajuste anual).

14 de agosto: saque liberado para cotistas de qualquer idade que tenham conta em outros bancos .

28 de setembro: último dia para saque. A partir do dia seguinte, pagamento volta a ser feito apenas aos cotistas que atendem aos critérios habituais de saque (leia mais abaixo).

Como consultar o valor Para o PIS (trabalhadores de empresas privadas) O fundo dos trabalhadores do setor privado fica depositado na Caixa Econômica Federal. O banco criou uma página no seu site para fornecer informações sobre o saque como valores a receber, datas e canais disponíveis para realização do pagamento.

Nela, é possível consultar a existência ou não de saldo usando a data de nascimento e seu número de CPF ou número NIS (Número de Identificação do Trabalhador). O NIS pode ser encontrado no Cartão Cidadão, na carteira de trabalho ou no extrato do FGTS.

Para saber seu saldo no fundo, é necessário o NIS e cadastrar uma senha de internet. Há casos em que o site informa automaticamente o número NIS para quem faz a busca pelo CPF.

Quem tem a senha do Cartão Cidadão:

Acesse esse site Digite seu número do NIS

Clique no botão “Cadastrar Senha”

Leia o contrato de prestação de serviços e clique em “Aceito”

Informe a senha do Cartão do Cidadão e a senha de internet que você cadastrar.

Quem não tem a senha do Cartão Cidadão:

Acesse esse site Digite seu número do NIS Clique em “Cadastrar Senha”

Leia o contrato de prestação de serviços e clique em “Aceito”

Preencha os dados solicitados e clique em “Confirmar”

Se tiver o Cartão do Cidadão, faça o pré-cadastramento da senha pelo telefone 0800-726-0207.

Para finalizar o cadastro, é preciso ir a uma lotérica

Se não tiver o Cartão do Cidadão, será preciso ir a uma agência da Caixa

Para o Pasep (servidores públicos)

O fundo dos trabalhadores do setor público fica depositado no Banco do Brasil. É possível consultar a existência ou não de saldo pelo site da instituição ou nos caixas eletrônicos, informando o número de inscrição do Pasep (disponível na Carteira de Trabalho) ou o CPF e a data de nascimento. O valor da cota não é informado.

Para saber o saldo disponível, o cotista terá de ir a uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento oficial de identificação, como RG ou carteira de motorista (CNH).



Deixe o seu comentário