Porto Velho/RO, 26 Março 2024 07:52:35

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 19/02/2017 às 06h20min

A- A+

A segurança na capital

No final de semana uma penca de entidades de classe, entre elas a Câmara dos Dirigentes Lojistas e a Federação do Comércio, discutiu os..

No final de semana uma penca de entidades de classe, entre elas a Câmara dos Dirigentes Lojistas e a Federação do Comércio, discutiu os graves problemas de segurança pública em Porto Velho com a Polícia Militar pedindo reforços no período de carnaval. Ocorre que o ano começou com aumento da incidência de arrombamentos e assaltos nos principais centros comerciais de Porto Velho, como são os casos das avenidas 7 de Setembro e Carlos Gomes (centro histórico), Jatuarana (grande Eldorado) e Amador dos Reis (eixo Tancredo/JK).

Evidentemente que a Polícia Militar se colocou à disposição das lideranças comerciais e empresariais para tocar o barco da melhor forma possível. Mas o comando da PM não deixou de esclarecer que a questão da segurança é um problema de todos, não somente daquela corporação, se queixando que a PM prende pela manhã e a justiça solta o meliante à tarde, e sendo assim, a sociedade está enxugando gelo.

A expectativa de todos é que o Plano Nacional de Segurança destine os recursos necessários cobrados pelos Estados para que os governos estaduais possam melhorar e ampliar suas ações em colapso.

Lava jato

A semana foi gorda para alguns acusados na Operação Lava Jato e ingrata para outros. O ministro Fachin inocentou os senadores Collor de Melo e Lindeberg Farias de envolvimento, e Moreira Franco confirmou foro privilegiado como ministro, todos respirando aliviados. Já para os caciques do PMDB Renan (AL), Lobão (MA), Jucá (RR), Jader Barbalho (PA) e Raupp (RO) a coisa engrossou no Supremo.

Pá de cal

Com cerca de 20 processos detonados pelo Ministério Público Federal (MPF) por improbidade e favorecimento de empresas – o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) vê sua carreira política soterrada de uma vez. Ele que tentou galgar novamente a prefeitura de Porto Velho no último pleito e era considerado o puxador de votos à Câmara Federal pelo PT em 2018 se despede melancolicamente da vida pública.

Entalados

Os vizinhos Estados do Amazonas, Acre, parte do Mato Grosso estão entalados com problemas causados pela cheia dos seus rios. Também em Rondônia em várias regiões do Estado os rios subiram. Desta vez São Pedro poupou Porto Velho que há três anos teve a sua maior enchente dos últimos 100 anos. Mas tem água para rolar ainda até o final de março. Não dá para comemorar ainda nadica de nada.

Os federais

Antevê-se uma bela disputa pelas oito cadeiras da bancada federal de Rondônia na Câmara dos Deputados, no ano que vem, na capital. A campeã de votos, deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), o predador e deputado estadual Léo Moraes (já no PSD?), o ex-prefeito Mauro Nazif (PSB) e o atual deputado federal Lindomar Garçon (PRB) estão nas paradas. E ainda tem o ex-senador Amir Lando (PMDB), etc e etc.

Uma dobradinha

Dos clãs políticos sobreviventes no Estado, depois de mais de 30 anos em atividade, os Donadon, que são coronéis no Sul do Estado, se preparam para mais uma jornada no ano que vem. O partido terá uma dobradinha de Donadon, Rosângela, que é deputada estadual à reeleição; e o filho do ex-prefeito Melki Donadon na peleja a federal.

Via Direta

*** Recomenda-se mais prudência ao prefeito Hildon Chaves (PSDB) ao anunciar seus projetos *** Afinal, anunciar as ações e depois desmentir as medidas publicamente acaba passando a imagem de imaturo *** Trocando de saco para mala: Presidente Médici já discute o lançamento de candidaturas à Assembleia Legislativa *** Entre as possíveis postulações se cogita a do ex-prefeito Antônio Geraldo.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas