BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Sejus realiza projeto de reinserção social

O secretário Marcos Rocha já autorizou outros cursos para o município de Rolim.

Publicado: 08/11/2017 às 05h55

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) promove nos presídios de Rolim de Moura cursos de capacitação para os apenados. De acordo com Lorival Milhomem, da Sejus no município, dois cursos estão sendo realizados atualmente – o de viveirista e o de oleicultura. A secretaria teve o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Rolim de Moura, Vara de Execuções Penais, Federação Agrícola e Pecuária de Rondônia ( Faperon) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). ” Todos empenhados na ressocialização dos reeducandos”, afirma Lorival.

Para o secretário da Sejus, Marcos Rocha, a iniciativa comprova a atuação do governo de Rondônia em trabalhar na capacitação dos apenados visando a ressocialização de forma contundente para evitar o retorno destes apenados as cadeias do Estado.

Estamos dando oportunidade para eles se profissionalizarem e conseguir seguir suas vidas com dignidade e ainda contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária,” afirmou Marcos Rocha.

O secretário Marcos Rocha já autorizou outros cursos para o município de Rolim. Os próximos a serem ministrados são: hidroponia, fruticultura, mecânica e manutenção de motos. “Estamos realizando diversos cursos para que todos os privados de liberdade tenham como escolher qual a melhor atividade que conseguirá realizar no mercado de trabalho. Procuramos analisar o perfil do reeducando, pois se ele é um homem do campo por exemplo, e não se sentir bem em participar de um curso de mecânica precisamos entendê-lo e direcioná-lo para outro curso que será capaz de aprender ou aperfeiçoar, porque muitos já têm uma profissão, o que temos que fazer é mostrar que eles são os únicos responsáveis em mudar a história de vida após conseguir a liberdade,” pontuou Marcos Rocha.

O diretor-geral da Unidade Prisional do Regime Semi-aberto de Rolim de Moura, Fabrício Rempim Pittelrow, afirma que o trabalho realizado com os reeducandos está tendo êxito devido a equipe da Sejus ser comprometida com as ações de ressocialização. “Só tenho a agradecer ao servidor Lorival Milhomem pela iniciativa de dialogar com todos os setores em busca de resolvermos os problemas decorrentes ao sistema prisional. Outro agente penitenciário importantíssimo nesse processo de ressocialização dos apenados é o Warlen Dantas Pinto, que participou na confecção e na coordenação dos projetos de viveiros e olericultura que não mediu esforços para acontecer os cursos,” elogiou.

Por Assessoria

Deixe o seu comentário