Porto Velho/RO, 19 Março 2024 20:10:50
Diário da Amazônia

Sema identifica árvores do Parque Natural

O objetivo do trabalho é atualizar e ampliar os dados das espécies vegetais plantadas no parque.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 18/04/2017 às 06h00min

A prefeitura de Porto Velho iniciou o trabalho de identificação das espécies de árvores localizadas nas principais trilhas do Parque Natural. O serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Integração (Semi) e pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

O objetivo do trabalho é atualizar e ampliar os dados das espécies vegetais plantadas no parque, possibilitando à população conhecer os nomes científicos e usuais (vulgar) das árvores e sua possível utilização. O levantamento florestal coordenado pelo engenheiro florestal Raimundo Martins, sendo que a equipe atuou inicialmente em dois dias na floresta do Parque.

“Esse trabalho é de fundamental importância para o Parque Natural e também para nossa população”, afirmou. No primeiro dia de pesquisa (11) foram identificadas 106 árvores e no dia segundo foram 130 árvores, em apenas duas trilhas. “Isso demonstra uma imensurável riqueza florestal dentro do parque”, explicou Martins.

A engenheira florestal Clarissa Barros informou que a metodologia utilizada foi a de identificação dendrológica. “Essa metodologia consiste em observações nas cascas, exsudações (destilação de líquido) e folhas, para denominação de nomes vulgares”, disse Clarissa. Já a bióloga Luana Bernardo explicou que foi necessário adotar a medição da circunferência e estimativa da altura total de cada planta.

A equipe de Identificação Florestal é formada pelos engenheiros florestais Raimundo Martins (coordenador) e Clarissa Barros, pela bióloga Luana Bernardo, pelo identificador Leovaldo Moreira e pelo escalador Moisés Vaz Moreira.

“Esse estudo realizado com o pessoal do quadro da Sema traz grande economia para os cofres públicos, pois optamos por utilizar a prata da casa em vez de contratar empresa para execução”, disse o subsecretário da Sema, Robson Damasceno. O identificador botânico Leovaldo Prestes Moreira explicou que de posse dessas informações, terão a relação das espécies ocorridas no povoamento florestal e a importância de cada uma delas.



Deixe o seu comentário