Porto Velho/RO, 23 Março 2024 04:41:09
Diário da Amazônia

Semana da Água já tem a programação definida

As atividades, segundo a Semeia, começam a acontecer a partir de segunda-feira.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 16/03/2018 às 08h05min

A Semia reuniu todos os parceiros para definir e falar sobre a programação firmada

A programação da Semana Mundial da Água foi lançada ontem (15), pela prefeitura de Ji-Paraná, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). Participaram do lançamento, representantes de vários órgãos parceiros como a Polícia Ambiental, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) e Projeto Universalização da Água de Ji-Paraná (PTS).

Início

Segundo o secretário da Semeia, Reinaldo Pereira, a partir de segunda-feira (19), várias atividades alusivas à data serão realizadas com o tema Planeta Água e Você. “Promoveremos pit stop, palestras nas escolas, trabalhos de conscientização com as comunidades ribeirinhas, recolhimento de resíduos sólidos e repovoamento de peixes das espécies tambaqui nos rios Urupá, Machado e afluentes”, disse o secretário.

A Polícia Ambiental dará apoio com objetivo de fomentar a educação ambiental nas escolas de Ji-Paraná.

“Precisamos tentar mudar o comportamento das pessoas. São as crianças e adolescentes que irão conscientizar os pais.

Dificilmente os adultos mudam os hábitos, por isso temos que unir forças e realizar um bom trabalho de educação ambiental nas escolas”, afirmou o sargento Sérgio Pereira.

As palestras realizadas durante a Semana Mundial da Água terão como um dos temas a importância das árvores para a preservação desse bem precioso. “A relação entre as florestas e água é muito forte. Para se ter uma ideia, cada árvore com 20 metros de copa, produz em média mil litros de vapor de água. Não vemos isso, mas quando esse vapor é condensado se transforma em chuva. Precisamos preservar principalmente as matas ciliares e as nascentes de água e frear o desmatamento”, explicou Carlos Pilenghy, engenheiro da Caerd.



Deixe o seu comentário