Porto Velho/RO, 25 Março 2024 04:02:53
Diário da Amazônia

Semana do MEI começa com muitos atendimentos na capital

Segundo o analista do Sebrae Nilo Vasconcelos de Oliveira, essa é a maior procura de atendimento

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 11/05/2017 às 17h29min

Atendimento aos MEIs de PVH acontece até amanhã, dia 12

Aberta na última segunda-feira (08), a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) realizada pelo Sebrae acontece em Porto Velho no auditório da Paróquia São Tiago Maior Apóstolo, na zona Leste da capital. Com palestras, oficinas e atendimento facilitado, o foco é realizar novos cadastros, tirar dúvidas de trabalhadores autônomos e a regularização daqueles que já fazem parte do MEI.

Segundo o analista do Sebrae Nilo Vasconcelos de Oliveira, essa é a maior procura de atendimento. “É muito importante as pessoas darem baixa, porque a partir do momento em que eles dão a baixa, não é gerado mais boleto das taxas referentes ao INSS, ICS e ICMS”, diz.

Esse foi o caso do cliente MEI Sebrae Vielson da Penha Gouveia, serralheiro há seis anos, que buscou atendimento na Semana do MEI para regularizar sua situação.

“Hoje, com essa crise que estamos enfrentando, é difícil, mas a gente está tentando levar. Fiquei parado um tempo e agora estou reativando novamente e tentando pagar os tributos”, conta. Sobre o recomeço, ele afirma que “precisa melhorar e acompanhar mais o Sebrae, porque a gente precisa ter um conhecimento mais profundo para superar essa crise brava”.

O analista dá algumas dicas para quem busca se formalizar ou aproveitar as facilidades do MEI: “Profissionais liberais como advogados, por exemplo, não se encaixam muito no MEI, mas normalmente aqueles que atuam como cabeleireiro, pessoas que atuam na construção ou comerciantes são os que mais se encaixam e que fazem a maior procura do MEI”, esclarece Oliveira. Ao todo, são 480 atividades regulamentadas que podem se encaixar no perfil dos microempreendedores individuais.

A colaboradora do Sebrae em Porto Velho, Hélen Oliveira, diz que dos catorze mil MEIs que atuam na cidade, a situação mais agravante de inadimplência se encontra nos bairros da zona Leste da capital. “Mas isso pode estar ligado à dificuldade de um local para pagar ou porque não tem um Sebrae próximo. Então, por isso a ação é realizada aqui, para que as pessoas possam imprimir os boletos e pagar em qualquer casa lotérica ou banco”, afirma.

Para facilitar, o Sebrae convidou parceiros que estão juntos com os consultores no local. Assim, o cliente Sebrae pode verificar a autorização de funcionamento da empresa, realizar o seu cadastro como MEI e buscar uma linha de crédito em um dos três bancos presentes, tudo isso para facilitar e resolver todos os procedimentos de uma só vez, no mesmo lugar. (AI)



Deixe o seu comentário