Porto Velho/RO, 19 Março 2024 12:52:36
RONDÔNIA

Semana evidencia arquitetura

O conselho estadual realiza atividades para comemorar o Dia do Arquiteto.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/12/2017 às 06h55min

Conselheiros estaduais de Arquitetura e Urbanismo destacam a importância do arquiteto para o planejamento urbano

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (CAU-RO) está promovendo uma programação voltada aos profissionais por conta do Dia do Arquiteto, comemorado hoje, dia 15 de dezembro. As comemorações começaram na segunda-feira e serão concluídas hoje com a abertura da exposição da campanha de valorização profissional 2017, que apresenta cinco razões para a contratação de profissionais na área de arquitetura e urbanismo. No decorrer da semana os profissionais e acadêmicos puderam participar de seminários, contando a trajetória do CAU-RO, os trabalhos das comissões ordinárias e o funcionamento da gerência administrativa, financeira, técnica e de fiscalização.

A programação incluiu homenagem aos atuais gestores que se dedicaram ao CAU-RO desde 2015, com cerimônia de diplomação e posse dos novos conselheiros para a gestão 2018-2020, além de oficinas técnicas para orientação aos profissionais sobre a utilização do Sistema de Informação e Comunicação dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (SicCAU).

As comemorações envolvem profissionais arquitetos

Segundo a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia, Raísa Tavares Thomaz, no triênio 2015-2017 as principais ações foram direcionadas à organização da estrutura administrativa e técnica do Conselho, o empoderamento das comissões ordinárias e o fortalecimento da fiscalizaçãoem todo o estado. Raísa explica que as ações de fiscalização em 2017 foram o dobro em comparação as realizadas no ano passado. “As comemorações da Semana do Arquiteto é um evento muito importante para mostrar à sociedade o papel dos profissionais, voltado ao atendimento das necessidades do cliente, conforme suas possibilidades”, disse.

Raísa Tavares informa que o mercado para os arquitetos e urbanistas é promissor, tendo em vista que muitos municípios do Estado não possuem o aporte dos profissionais, gerando a possibilidade de ascensão na área pública, mercado autônomo e empreendedor. “A presença do arquiteto e urbanista é fundamental para o desencolvimento bem planejado das nossas cidades e de todos os espaços e ambientes integrantes dela. É fácil ver a necessidade desse profissional quando caminhamos pelos nossos municípios. O arquiteto é um profissional preparado para atender a todas as classes sociais, no entanto ainda hoje muitos enxergam o arquiteto como profissional que serve a uma pequena parcela da sociedade. O nosso desafio é atender às necessidades do cliente conforme suas possibilidades. O arquiteto, usando de sua criatividade, pode sempre ampliar sua área de atuação e buscar novos desafios”, conclui a presidente do CAU-RO.

 



Deixe o seu comentário