Porto Velho/RO, 23 Março 2024 12:51:27
Diário da Amazônia

Seminário Agropecuária Sustentável na Amazônia acontece dia 29/8

O que há de mais atual e inovador para o desenvolvimento de uma agropecuária mais sustentável, do ponto de vista técnico, econômico e..

A- A+

Publicado: 09/08/2018 às 17h42min

O que há de mais atual e inovador para o desenvolvimento de uma agropecuária mais sustentável, do ponto de vista técnico, econômico e ambiental, será apresentado durante o Seminário de Agropecuária Sustentável na Amazônia, que acontecerá no dia 29/8, no auditório da Embrapa Rondônia, na BR 364, Km 5,5, em Porto Velho -RO. As vagas são limitadas, mas as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço eletrônico bit.ly/2MvHYCX. Mais informações pelo telefone (69)9 9610-0555 (WhatsApp). O público alvo são estudantes, técnicos extensionistas e produtores rurais.

Os assuntos que serão tratados no evento atendem demandas atuais dos mercados da carne e do leite bovinos. Com o tema Inovações Tecnológicas para Sistemas Integrados, o Seminário reunirá especialistas renomados na área. Os destaques serão a marca-conceito Carne Carbono Neutro – CNN e o Aplicativo Arbopasto. A CCN é um assunto atual e estratégico para transformar o mercado nacional e internacional da carne bovina. A produção de carne sob o conceito CNN é realizada em sistemas integrados, com pastagens na presença de árvores, e a partir de um manejo adequado do pasto, o que torna possível estocar carbono no solo e permite reduzir ou mitigar as emissões de gases de efeito estufa, principalmente o metano, pelos animais.

Para auxiliar na introdução do componente arbóreo nesses sistemas, em breve, produtores e técnicos terão à disposição o Aplicativo Arbopasto, que disponibilizará informações de 51 espécies arbóreas com potencial para arborização de pastagens de forma fácil e rápida. “Será a primeira vez que os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do Aplicativo Arbopasto irão mostrar a tecnologia. A ideia é fazer um ‘teste de usuário’ com o público do Seminário, para coletar críticas e sugestões para aprimorar o aplicativo antes de lançar e disponibilizá-lo ao público geral”, explica a pesquisadora da Embrapa Rondônia, Ana Karina Salman.

Segundo a pesquisadora, a pecuária bovina na Amazônia enfrenta o estigma dos impactos ambientais negativos, e que se agrava quando se considera o problema da degradação das pastagens que gera prejuízos econômicos e sociais bilionários para o País, pois a propriedade agrícola torna-se improdutiva e incapaz de sustentar as famílias que dela dependem. “É importante desenvolver uma base científica que suporte o uso mais amplo dos sistemas integrados de produção como alternativa ao sistema tradicional de pecuária baseado no monocultivo de pastagem”, conclui Salman.

Pecuária em Rondônia

O rebanho bovino em Rondônia ultrapassou as 14 bilhões de cabeças. O Estado possui hoje o 6º maior rebanho bovino do Brasil, é o 5º maior exportador de carne bovina e o 8º produtor de leite. Na região Norte, Rondônia possui o 2º maior rebanho bovino, só fica atrás do estado do Pará, e é o maior exportador de carne e o maior produtor de leite. Somente a cadeia produtiva da carne movimentou mais de 500 milhões de dólares em 2017 no estado. Dada a importância econômica da pecuária bovina para Rondônia, faz-se necessário que sejam discutidos assuntos atuais e tecnologias que estão sendo desenvolvidas para atender a esse importante setor da economia.



Deixe o seu comentário