Porto Velho/RO, 27 Março 2024 13:04:08
Diário da Amazônia

Seminário do Cacau Tecnificado recebe apoio da Sicoob Credip

O evento foi encerrado com uma visita técnica dos participantes à propriedade do Roberto Sabino.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 20/08/2017 às 06h45min

Produtores de cacau são orientados para tender demanda

O Brasil é o 5º país no ranking mundial de produção de cacau com 214 mil toneladas no último ano, ficando atrás de países como Equador, Indonésia, Ghana e Costa do Marfim, esse último chegou a produzir 1.581 mil toneladas em 2016.

Apesar de todo o esforço dos produtores para aumentar seus números a quantidade produzida não tem sido suficiente para suprir a demanda do mercado. De acordo com a Ceplac Rondônia, o Brasil tem um parque processador com potencial de absorver em torno de 232 mil toneladas de cacau em amêndoas, mas o País só produz 214 mil, ou seja, há um déficit de produção no mercado brasileiro. E essa realidade não é diferente no resto do mundo, o mercado mundial tem um déficit de aproximadamente 51 mil toneladas.

Na tentativa de ajudar os produtores rondonienses além de atender o mercado e aquecer a economia, a Emater em parceria com a Ceplac/RO realizou, entre outras ações, o 1º Seminário do Cacau Tecnificado, em São Felipe D’ Oeste. O evento aconteceu há alguns dias e reuniu 60 produtores da região e tinha como objetivo principal difundir uma nova proposta de cultivo de cacau, a clonagem.

Foram oferecidas palestras sobre a perspectiva da cultura do cacau em Rondônia, sobre as possibilidade desse mercado no Estado, e sobre tecnologia e produtividade. Também foram convidadas as instituições financeiras Sicoob Credip e Banco da Amazônia para falar sobre a oferta de crédito disponível para os produtores incrementarem seus negócios. O evento foi encerrado com uma visita técnica dos participantes à propriedade do Roberto Sabino, conhecido produtor de cacau da região que obteve sucesso com a técnica de clonagem apresentada.

Mercado

De acordo com Franco Lyrio, gestor da filial Rondônia da Barry Callebaut, indústria multinacional de processamento de cacau, “o mercado nacional e internacional está disposto a comprar todo cacau que for produzido com qualidade, por isso é fundamental investir na busca de conhecimento e novas tecnologias”. Para a realização do evento a Emater e a Ceplac contaram com o apoio da prefeitura local, do Sebrae, da Sicoob Credip, e do Banco da Amazônia. (AI)



Deixe o seu comentário