Porto Velho/RO, 24 Março 2024 07:32:52
Diário da Amazônia

Semsau promove hoje mutirão de exames

A realização é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau). Esta é a 5ª edição do evento.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 22/11/2017 às 06h35min

A realização do exame é importante para a prevenção (Foto: Ascom)

A Campanha Novembro Azul, visando à prevenção ao câncer de próstata, acontece mais uma vez em Nova União. A realização é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau). Esta é a 5ª edição do evento.

PSA

A coleta de sangue para a realização do exame PSA será realizada hoje, 22 de novembro. Para o exame de Antígeno Prostático Específico, o PSA a coleta de sangue é de apenas um pequeno volume de 10 ml. A sigla “PSA” vem do nome em inglês “Prostate Specific Antigen”. As coletas são realizadas na Unidade Básica de Saúde Maria Luiza de Oliveira (ao lado do Cartório) e no Laboratório Espaço Saúde, ao lado da Câmara Municipal.

Pelo fato de ser preciso estar em jejum, a coleta será realizada, das 7h às 10h, pois após esse horário é muito difícil que a pessoa permaneça sem tomar o seu café da manhã. Após a coleta, a prefeitura está oferecendo o desjejum.

De acordo com o enfermeiro Arlindo Maier, também estão sendo realizados os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.
Como acontecido em anos anteriores, espera-se presença maciça dos homens de Nova União, já que é cada vez maior a consciência de que o câncer de próstata deve ser tratado de forma preventiva. (AI).



Deixe o seu comentário