Porto Velho/RO, 22 Março 2024 01:55:19
Diário da Amazônia

Semusa tranquiliza população sobre riscos de febre amarela

O excesso da vacina no organismo pode gerar efeito contrário e fazer com que a pessoa adquira a doença.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 24/01/2018 às 06h45min

Em Rondônia ainda não foi registrado nenhum caso da doença, segundo a Divisão de Imunização

A procura pela vacina contra a febre amarela em Ji-Paraná aumentou por conta dos casos da doença registrados na região Sudeste do País, que não oferecem a vacina como rotina. Segundo o diretor da Divisão de Imunização do município, Rafael Araújo, a corrida às UBS é desnecessária, pois Rondônia não tem registrado nenhum caso da doença.

“A vacina está disponível nas Unidades em Ji-Paraná, pois faz parte do calendário vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde. Mas não há necessidade de a população se preocupar, pois temos uma cobertura vacinal no município de quase 100%.

Isso significa que se tiver algum caso de febre amarela no Estado, a chance da doença se espalhar em Ji-Paraná é pequena.

Repito, não temos nenhum caso da doença registrado no Estado, não estamos fazendo campanha de vacinação e não estamos vivendo um surto de febre amarela”, explicou o diretor.

Orientação da Semusa

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), é que as pessoas que pretendem viajar para São Paulo e não tomaram nenhuma dose da vacina ao longo da vida, procurem uma UBS para fazer a imunização. Quem já tomou a dose, mesmo quando criança, não precisa da vacina novamente. O Ministério da Saúde recomenda que uma dose seja suficiente para proteger a pessoa por toda a vida. O excesso da vacina no organismo pode gerar efeito contrário e fazer com que a pessoa adquira a doença.

Vacina

A vacina contra a febre amarela é aplicada em crianças de nove meses, não sendo necessária outra dose quando adulta, como era antigamente. Todas as salas de vacinas de Ji-Paraná oferecem a imunização gratuitamente. O horário de atendimento é das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. É necessário que a pessoa leve o cartão do SUS, documentos pessoais e a carteira da vacinação.(AI).



Deixe o seu comentário