Porto Velho/RO, 26 Março 2024 03:38:36
Diário da Amazônia

Servidores da saúde recebem treinamento

O capacitação foi oferecida pela Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau), em Cacoal

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 12/11/2017 às 06h20min

Vários servidores públicos e de empresas privadas foram contemplados com a formação Rogério Aderbal/Diário da Amazônia

Durante três dias profissionais da área da saúde de Cacoal participaram de capacitações, que abrangeram assuntos como testes rápidos e utilização do sistema de informação da área de imunização. O treinamento foi oferecido pela Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau) e contou com a participação de servidores públicos e de empresas privadas. As capacitações foram oferecidas de terça-feira (7) a quinta-feira (9).

Dentro do cronograma de capacitações estava o destinado para os servidores que fazem testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O teste apresenta o diagnóstico em cerca de 30 minutos de doenças como hepatites B e C, sífilis e Aids.

“Na capacitação os servidores aprenderam técnicas de realização do teste, no nosso município as pessoas têm despertado para a importância do cuidado com a saúde, prova disso é o aumento na procura dos testes rápidos. Esse teste é eficaz na descoberta de novos casos da doença que normalmente agem de forma silenciosa”, destacou a coordenadora de imunização de Cacoal Vânia Schmitt.

Outro assunto importante discutido durante os dias de capacitação, foi o descarte correto de objetos utilizados da área da saúde. Para falar melhor sobre o assunto, os profissionais assistiram uma palestra ministrada por Márcia Abrantes, sobre ‘gerenciamento de resíduos em saúde’.

“Tentamos ensinar a esses profissionais todos os caminhos que devem ser feitos para dar um destino final aos resíduos sólidos de saúde, seguindo esse caminho, além de não colocar em risco a saúde de ninguém que possa se ferir com esses equipamentos usados, também garante a sustentabilidade ambiental”, disse a palestrante.

Participaram das capacitações representantes de municípios vizinhos como, por exemplo, Ministro Andreazza, São Felipe D’Oeste, Espigão D’Oeste, Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia.



Deixe o seu comentário