Porto Velho/RO, 19 Março 2024 17:27:14
Diário da Amazônia

Sesau decreta Plano de Contingência

Meida foi adotada para conter avanço de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 09/11/2017 às 06h25min | Atualizado 09/11/2017 às 09h24min

Plano de Contingência foi lançado pelo secretário de Saúde do Estado Williames Pimentel

Conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus – que pode trazer graves sequelas neurológicas e causar a microcefalia em bebês contaminados durante a gestação – e a dengue, e brecar o avanço da doença em cidades consideradas áreas de risco para possíveis surtos em 2018.

Este é o foco principal do Plano de Contingência das Doenças Veiculadas pelo Aedes aegypti, lançado ontem (8), no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), em Porto Velho, pelo secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel.

De acordo com o secretário, o plano já está em andamento. Ele afirma que o objetivo é mostrar à população que o Estado está preparado para enfrentar o período chuvoso, quando o mosquito tem maior proliferação. No entanto, é o momento de conclamar a população para medidas simples para que as doenças avancem no Estado: não deixar vasos e recipientes com água parada, pneus ao relento, lixo nas áreas próximas às residências, entre outras ações que ajudam o poder público no controle do mosquito.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) apontam que no ano passado foram confirmados 424 casos de febre chikungunya, 524 de zika vírus e 4.371 de dengue. De acordo com o secretário, o Estado trabalhava preventivamente para que esses números sejam reduzidos.

A força-tarefa da Sesau, Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), Lacen e o Centro de Medicina Tropical (Cemetron) – que vai funcionar como retaguarda para os casos mais graves -, trabalha com atenção especial para os casos de chikungunya. Há uma orientação do Ministério da Saúde (MS) para a possibilidade de surto da doença em 2018, em vários Estados do Norte e Nordeste do Brasil. As medidas para que a suspeita não seja confirmada estão sendo tomadas pelo governo de Rondônia, destaca o secretário Williames Pimentel.

O Lacen confirma o recebimento de testes rápidos para detecção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Estão sendo disponibilizadas para Rondônia 10.200 testes rápidos para zika vírus, cinco mil para detecção da febre chikungunya e mais oito mil para dengue.



Deixe o seu comentário