Porto Velho/RO, 24 Março 2024 15:00:39
Diário da Amazônia

Sicredi destaca taxa de crescimento

O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito destaca projetos de crescimento.

Por Jaylson Vasconcelos Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 23/10/2017 às 05h15min

O presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, fala durante o evento

No dia 19 de outubro é comemorado o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. Com o objetivo de proporcionar melhores condições para os cooperados, este ano o tema destaque é “Os sonhos prosperam aqui” “, anunciado pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito. Atuando na melhoria de vida e tornando realidade os propósitos dos associados, as cooperativas de crédito possuem uma abrangência internacional de 235 milhões de associados, 68 mil cooperativas de crédito que estão localizadas em 109 países de seis continentes.

A taxa de penetração do segmento – que é calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa – é de 74,47% na Irlanda, 52,61% nos Estados Unidos, 46,71% no Canadá, 19,65% na Austrália e 3,42% no Brasil.

As origens do cooperativismo no Brasil data de 1902, como uma forma de organização coletiva de pequenas agriculturas no Sul do País. Neste mesmo contexto o Sicredi, instituição financeira com mais de 3,6 milhões de associados em 21 Estados do Brasil, preserva os sete princípios do cooperativismo: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade.

Diferente das instituições financeiras convencionais, o Sicredi não se preocupa com o lucro e sim com o desenvolvimento dos seus associados e das regiões onde atua, ou seja, os serviços são os mesmos oferecidos pelos bancos tradicionais, mas o valor humano é mais importante que o capital, como afirma o consultor empresarial José Carlos Dorte. “Há uma preocupação com a linguagem adotada para atender o cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, desde o pequeno, passando pelo médio até o grande empresário, porque o Sicredi é um banco que cuida do associado, fala a linguagem dele e ainda divide o lucro”, acentua.

No estado de Rondônia são quase 30 mil associados

Segundo dados do Sicredi Centro Norte, Rôndonia possui 8 agências distribuídas em 7 municípios e um total de 29,1 mil associados. Já conta com um plano de expansão, onde mais duas agências serão implementadas em 2018, como explica o presidente Juares Antônio Cividini, do Sicredi Univales MT/RO. “Estamos firmes na conquista de novos associados e temos o projetos de expandir a nossa atuação em Rondônia no ano que vem. A previsão é abrirmos duas novas agências no Estado, cujos levantamentos estão sendo feitos. Atualmente são cerca de 51,3 mil associados na cooperativa e a expectativa é de chegar a 52 mil associados até o fim do ano. Como estratégia, nossas equipes estão indo ao encontro dos produtores rurais e empresários”, disse. Mesmo com a crise econômica que assola o país, na contramão dos bancos tradicionais, que fecharam agências nos últimos anos, o Sicredi se fortalece e expande a atuação no território brasileiro. Segundo dados do Banco Central, a quantidade de agências fechadas no País chegou a 929 nos primeiros cinco meses deste ano, enquanto o Sicredi inaugurou 30 novas agências no País, de janeiro a julho.



Deixe o seu comentário