BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Simaria diz que perdeu dentes após usar lente de contato dentária

  A cantora Simaria, da dupla com Simone, voltou aos palcos na semana passada após uma pausa de quatro meses para cuidar da saúde...

Publicado: 15/08/2018 às 15h28
Atualizado: 15/08/2018 às 16h15

 

Foto: Divulgação

A cantora Simaria, da dupla com Simone, voltou aos palcos na semana passada após uma pausa de quatro meses para cuidar da saúde. Além da tuberculose ganglionar, a cantora revelou que quase perdeu todos os dentes por causa de lentes de contato dentais, comuns hoje em dia no meio artístico. “Meu médico já tinha notado que eu não estava bem por causa de umas lentes (dentais) antigas que eu tinha feito com um profissional que não era bom. Quando fui procurar um profissional de verdade, meus dentes estavam todos acabados”.

Apesar de ser um sério problema, Simaria brincou com a situação. “Estou igual uma vampira quando você arranca os dentes e fica só os fiapos. Se você me olhar sem dente, você corre”, contou aos risos. “Quando ele [dentista] mexia saía até pedaço de cerâmica do dente de dentro da gengiva. Não teve a ver com a tuberculose. Fazia tempo que eu precisava parar para arrumar os dentes”.

A cantora ainda não pode refazer o procedimento, por enquanto, ela está com dentes provisórios. Segundo ela, o dentista só vai recolocar lentes após a cantora estar totalmente recuperada. Mas qual o perigo dessa técnica cada vez mais procurada pelas pessoas que desejam ter um sorriso harmonioso e branquinho?

O que são lentes de contatos dentais

Lentes de contato dental são laminados de porcelana super finos moldados por uma impressora 3D e colados sobre os dentes, uma a uma. A técnica permite corrigir o tamanho dos dentes, coloração e espaços. De acordo com o periodontista Regis Melo, mestre em prótese dentária e reabilitação oral, se for bem planejada e bem executada, as lentes de contato dentais têm uma altíssima taxa de sucesso para o paciente. “Desde que seja feito um bom trabalho e um planejamento minucioso, a possibilidade de o paciente ficar sem dentes é nula”, explica.

No entanto, lentes não são soluções para todos os problemas dentais. Para grandes correções de posicionamento, o dentista garante que o melhor é optar pelo aparelho ortodôntico. Pacientes com bruxismo também precisam ser avaliados minuciosamente por especialistas. O mais recomendado é que o mal hábito seja tratado com o uso de uma placa específica antes da instalação de uma lente de contato.

A regra de ouro para evitar problemas como o que aconteceu com a cantora Simaria, é preciso, antes de tudo, procurar um dentista especializado em dentística e prótese. “O cirurgião-dentista é o profissional mais recomendado para realizar esse tipo de trabalho. É procurar alguém que execute bem o trabalho”, recomenda. Também é importante garantir que a estrutura original do dente seja conservada. Para a realização do procedimento, os dentistas buscam um desgaste mínimo nos dentes do paciente devido à espessura ultrafina das lentes de contato, o que garante a maior preservação da estrutura dental.

Como funciona

Cada lente é planejada de acordo com a harmonia facial do paciente, e pode ser analisada digitalmente por meio de um sistema digital chamado DSD (Digital Smile Design). Nele, é possível simular como os dentes ficarão ao final do tratamento. Funciona assim. Em uma primeira consulta, o dentista molda o sorriso de acordo com o formato dos dentes, do rosto e até do estilo de vida do paciente. Esse material é enviado a um laboratório e um especialista em próteses vai produzir, uma a uma, as lentes de contato.

Antes da colagem definitiva, o paciente faz um “test drive” com as lentes de contato, que possibilita a noção de como os dentes ficarão. “Esse procedimento permite que o paciente saiba como ficará a lente de contato e se há algum ajuste a ser feito”, explica a cirurgiã-dentista, Simone Lino, que faz o procedimento em seus pacientes há 11 anos.

A durabilidade varia de pessoa para pessoa, mas estima-se que o período pode ficar entre 15 e 25 anos após a aplicação. “É para durar muito, mas tudo depende do cuidado. E esses cuidados são os básicos de higiene, com escovação e fio dental”, alerta a profissional. O preço tratamento varia de acordo com o tamanho da lente e a dificuldade de fazer a prótese, por exemplo, mas ainda é salgado, custa, em média, de R$ 2 mil a R$ 5 mil por dente.

Deixe o seu comentário