Porto Velho/RO, 21 Março 2024 10:23:46
Diário da Amazônia

Sr. Cidadão ajuda a acompanhar e escolher políticos

O App está disponível para Android na Play Store e, em breve, será lançada versão para iOS do iPhone.

Por Osul.com
A- A+

Publicado: 26/07/2017 às 06h00min | Atualizado 26/07/2017 às 16h12min

Na atual versão o Sr.Cidadão coleta dados na Câmara dos Deputados.

Quem já não ouviu a frase “nem lembro em quem votei na eleição passada”? E como escolher o melhor candidato após tantos escândalos? Como identificar tendências e afinidades entre os candidatos para poder fazer uma escolha mais de acordo com o que se quer para sua cidade, seu estado, para o Brasil? Pensando nisso um grupo da faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte, desenvolveu o app “Sr. Cidadão”.O objetivo do app, segundo os desenvolvedores, é ajudar o eleitor no acompanhamento diário do seu político e na hora do voto. Nele os políticos, suas votações e frequência ao trabalho são apresentados em formato de timeline para facilitar a interação do eleitor com a política e com os atos políticos. Seria o fim da fama de memória curta dos brasileiros em relação aos seus votos? É isso que o aplicativo propõe.

No App, o cidadão escolhe quais políticos deseja “observar”, pode ainda “gostar” ou “não gostar” de uma votação ou ausência, compartilhar nas redes sociais, enviar mensagens diretamente para o político e receber as respostas diretamente no celular. Além disso, a cada novo evento o cidadão é alertado direto no celular sobre as novidades de seu político favorito.

O Sr.Cidadão disponibiliza também um “Conselheiro do Voto”, onde é apresentado um ranking com os políticos que o cidadão mais e menos gostou. Pode-se alinhar assim as convicções e preferências políticas do eleitor e do político.

O aplicativo não produz os dados apresentados no aplicativo. Os dados são coletados diretamente em fontes oficiais, dizem os desenvolvedores.

“Trata-se de uma massa de dados grande e complexa (votações, proposições, assiduidade etc) que é filtrada para disponibilizar a o cidadão apenas aqueles dados relevantes”, informam.

Na atual versão o Sr.Cidadão coleta dados na Câmara dos Deputados. Na próxima versão serão coletados dados do Senado e, em seguida, esferas estaduais e municipais, dependendo da disponibilidade do dado.

A fim de disponibilizar dados objetivos e de relevância que ajude o usuário a formar opinião, o Sr.Cidadão disponibiliza apenas aqueles dados que considera essenciais para a apreciação e crítica do usuário, evitando assim que este se perca na imensidão de processos, votações, comissões e tramitações ocorridas no processo das casas políticas.

De acordo com Daniel Rodrigues Pereira, um dos estudantes responsáveis pelo aplicativo, o projeto não teve apoio financeiro externo. “Este projeto não possui nenhum tipo de financiamento, foi muito trabalhoso seu desenvolvimento, mas aqui estamos com um produto que podemos colocar em nosso portfólio”, explica.

O App está disponível para Android na Play Store e, em breve, será lançada versão para iOS do iPhone.

No site www.srcidadao.com.br também está disponível o link para download, além de informações e políticas de uso do aplicativo.



Deixe o seu comentário