Porto Velho/RO, 29 Março 2024 09:08:45
PLANTÃO DE POLÍCIA

Suspeito de mandar matar Chico Pernambuco será transferido

Katsumi Yuji Ikenohuchi Lema, primo do atual prefeito de Candeias do Jamari (RO),  foi preso na última sexta-feira (10), na Bolívia..

A- A+

Publicado: 14/08/2018 às 17h29min | Atualizado 14/08/2018 às 18h41min

Katsumi Yuji Ikenohuchi Lema foi preso na Bolívia e encaminhado à Guajará-Mirim (Foto: Divulgação)

Katsumi Yuji Ikenohuchi Lema, primo do atual prefeito de Candeias do Jamari (RO),  foi preso na última sexta-feira (10), na Bolívia durante uma operação da Polícia Federal (PF) em conjunto com a Polícia boliviana. Katsumi é apontado como o principal suspeito de ser o mandante do assassinato do prefeito de Candeias do Jamari (RO), Francisco Vicente de Souza, conhecido como Chico Pernambuco. De acordo com a PF, Katsumi será transferido para Porto Velho.

LEIA TAMBÉM:

Preso mandante do assassinato do prefeito de Candeias do Jamari

Katsumi teria investido R$ 50 mil na morte de Chico

A ordem de transferência foi emitida pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), segundo informou a assessoria do TJ-RO. A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) confirmou a transferência, mas, por questão de segurança, não divulgou a data nem o presídio para o qual o suspeito será encaminhado. Katsumi Ikenohuchi está preso na penitenciária de Guajará-Mirim (RO).

De acordo com a assessoria do TJ-RO, o julgamento de Katsumi Ikenohuchi está marcado para outubro, mas ainda sem data definida.

Katsumi Ikenohuchi estava foragido e residia em Guyaramerím desde o início deste ano, segundo investigações da PF. A polícia brasileira estava no país vizinho com a permissão da polícia boliviana, que autorizou as investigações.

Investigação

O prefeito Chico Pernambuco foi morto em março de 2017. Sete pessoas foram apontadas na investigação como suspeitas do crime. Para a Polícia Civil, a motivação da execução foi política.

Os três primeiros envolvidos no crime: Talisso Souza de Oliveira, Wellyson da Silva Vieira e Willian Costa Ferreira foram julgados e condenados em março de 2018.

Em junho deste ano ocorreu o segundo julgamento do caso. Marcos Ventura Brito, Henrique Ribeiro de Oliveira e Diego Nagata Conceição foram julgados no Tribunal do Júri. Os réus foram acusados de homicídio duplamente qualificado, por participarem da articulação do crime.

Henrique Ribeiro ficará 13 anos recluso e cinco meses detido. Inicialmente, todos os acusados ficarão presos em regime fechado. Marcos Ventura Brito e Diego Nagata Conceição foram condenados a 14 anos e seis meses de reclusão. (Com informações do G1)



Deixe o seu comentário