Porto Velho/RO, 25 Março 2024 08:32:41
Diário da Amazônia

Suspensa por 90 dias lei que extingue quinquênios

Prefeitura acatou proposta da Mesa de Negociação até estudo sobre impactos na folha.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/02/2017 às 05h05min

Mesa de Negociação entrou em acordo com sindicalistas para ampliar tempo de estudo

Após reuniões da  Mesa Municipal de Negociação Permanente (Memp) com lideranças de sindicatos dos servidores, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), decidiu suspender por 90 dias a aplicação da lei que extinguiu os quinquênios para avaliação do impacto na folha de pagamento.

A Mesa conseguiu avançar nas negociações sobre os quinquênios em comum acordo com os sindicatos. O adicional é uma gratificação que foi extinta em várias cidades e Estados brasileiros há mais de 15 anos. A medida visa evitar o comprometimento financeiro do município e se adequar às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que limita os gastos com pessoal em 54%.

“Essa medida foi importante para que o município e as entidades que representam os servidores municipais aprofundem os cálculos do impactos que trará a lei, com relação ao adicional por tempo de serviço, os quinquênios. O prefeito, sensibilizado com os servidores, tomou essa decisão para que ambas as partes possam proceder novos e aprofundados estudos. Não é interesse do prefeito prejudicar ninguém, tanto que ele abriu um canal de diálogo com os servidores ao criar a Mesa de Negociação”, explicou Breno Mendes, chefe de gabinete da prefeitura.

“É um ganho para os servidores essa medida. Vamos ter acesso a todas as informações referentes a folha para que possamos também fazer os nossos cálculos, uma vez que discordamos dos números apresentados. Mas sem dúvida, a Memp representa um avanço para a categoria que agora tem um canal direto para dialogar com a administração municipal”, disse o diretor do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Rondônia (Sinderon).

No encontro também ficou estabelecido que a Mesa reunirá com os servidores uma vez por mês, sempre na primeira segunda-feira, na Secretaria Municipal de Administração (Semad), às 10h. O colegiado é dirigido pelo chefe de gabinete do prefeito, Breno Mendes e tem como membros o procurador-geral do Município, José Luiz Storer Júnior, e os secretários Luiz Fernando Martins (Semfaz), Luiz Guilherme Erse da Silva (Sempog) e Alexey da Cunha Oliveira (Semad).



Deixe o seu comentário