BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Tecnologia para recuperar pastagem

Embrapa realiza evento sobre práticas sustentáveis para a pecuária em RO.

Publicado: 05/11/2017 às 07h00

Fornecer tecnologia para a recuperação de pastagem é a proposta do dia de campo que será realizado pela Embrapa

A Embrapa Rondônia e parceiros realizam terça-feira, dia 7, no Campo Experimental em Porto Velho, o Dia de Campo Práticas Sustentáveis para a Produção Pecuária, com foco em tecnologias para a recuperação de pastagens e adoção do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). O público-alvo são produtores, técnicos extensionistas, empresários do agronegócio, estudantes e demais interessados no assunto. O dia de campo é gratuito e as inscrições serão realizadas no local, no início da manhã. O evento atende a uma demanda do setor produtivo de Rondônia, que busca alternativas para o aumento da produtividade de forma sustentável, associado à eficiência da atividade e o aumento na renda.

A proposta, segundo Rhuan Lima, um dos coordenadores da ação, é sensibilizar e apresentar soluções ao público do evento para uma pecuária que busque maximizar a eficiência produtiva e minimizar impactos ambientais. Uma equipe qualificada de pesquisadores e técnicos estará à frente das estações, abordando assuntos como variedades de forrageiras, programas de desenvolvimento agropecuário, conforto animal e reprodução. No Brasil, a adoção de sistema ILPF abrange 11,5 milhões de hectares, segundo estudo do Kleffmann Group. Mostra ainda que em 83% dessa área é praticada a integração na modalidade lavoura-pecuária (ILP), por pecuaristas e 99% por produtores de grãos. Em Rondônia não é diferente, a adoção do sistema integrado tem aumentado cada vez mais.

Em torno de 23% do território nacional é ocupado com pastagens, totalizando aproximadamente 198 milhões de hectares. É sabido também que a maioria dessas pastagens encontra-se degradada. Em Rondônia, por exemplo, estima-se que 70% das áreas de pastagem estejam com algum grau de degradação e uma das alternativas para a reforma, recuperação ou renovação de pastagens é por meio do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, ou suas variantes, como a que vem sendo adotada em diversas regiões do Estado, a integração lavoura-pecuária. De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Frederico Botelho, pelas características da agropecuária de Rondônia, com uma atividade pecuária praticada em grandes áreas de pastagem degradada, e a grande expansão da atividade agrícola (arroz, soja e milho), a ILPF é uma tecnologia que poderá contribuir para uma agropecuária forte e sustentável, tornando o Estado referência na região Amazônica.

 

Por Assessoria

Deixe o seu comentário