Porto Velho/RO, 23 Março 2024 22:17:26

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 19/03/2017 às 06h15min

A- A+

Tigres no mesmo capão

Os entendimentos para as eleições ao governo e ao Senado em Rondônia prosseguem com marchas e contra-marchas. Uma das propostas vigentes..

Os entendimentos para as eleições ao governo e ao Senado em Rondônia prosseguem com marchas e contra-marchas. Uma das propostas vigentes é unir em um bloco o PMDB, Democratas, PSB, PDT, PTB, PSDB, Pros e outras siglas menos votadas, com um candidato selecionado ao governo, tendo como postulantes ao Senado Valdir Raupp (PMDB) e Expedito Junior (PSDB).

A proposta não tem prosperado, por algumas razões. A primeira delas é que os partidos desta formação têm muitas rivalidades tribais e não adiantaria a cúpula se acertar se as bases não se entendem. Seria uma reedição da coligação “Rondônia com Fé” na década de 90, com uma poderosa coalizão formada no papel, mas com as legendas integrantes brigando como tigres no mesmo capão.

No mais, acredita-se no meio das discussões partidárias que só seria beneficiado o autor da proposta, que é o senador Valdir Raupp (PMDB), já que teria atrelado a sua candidatura à reeleição (em dificuldades por causa da Operação Lava a Jato) às principais legendas do Estado. O barbudo queixada sabe armar…

Causas regionais

Eleito vice-presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Acir Gurgacz (PDT-RO) anunciou que vai priorizar causas regionais de Rondônia, como a reativação da Rodovia 319, que liga Porto Velho a Manaus, a restauração e duplicação da BR-364, a construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara na região de Machadinho do Oeste, a ponte binacional em Guajará-Mirim, entre outras obras importantes para o Estado.

Consórcio SIM

Acreditava-se, e se prometia uma nova era para o sistema dos transportes coletivos em Porto Velho, a troca das empresas concessionárias.  Passado mais de um ano, o que se constata é que a coisa piorou, e o atual prefeito Hildon Chaves, que prometeu melhorar o sistema, ainda nem se mexeu. As queixas se multiplicam pelos bairros, e nada de providências.

A aproximação

Comenta-se nos bastidores políticos de Ji-Paraná, que a recente nomeação da ex-vereadora Solange Pereira (PMDB) para o secretariado do prefeito Jesualdo Pires (PSB) já faz parte de um processo de aproximação entre o alcaide da capital da BR com o governador Confúcio Moura, tendo em vista uma parceria nas eleições de 2018. Ambos seriam postulantes ao Senado, conforme o que se comenta.

Piratas do Caribe

Com a Operação Piratas do Caribe, com o objetivo de desvendar o tráfico humano para outros países, a Polícia Federal tem constatado nas últimas semanas o aumento do número de rondonienses tentando entrar clandestinamente nos Estados Unidos. Também é grande o tráfico de mulheres e gays de Goiás e de Rondônia para casas de prostituição de Portugal e Espanha.

Catimba de Confúcio

Amigos, aliados e adversários acreditam que o governador Confúcio Moura (PMDB) esteja catimbando o jogo no tocante à sua candidatura ao Senado. Ele diz que não é candidato, no entanto já está percorrendo todo o Estado em ritmo de campanha. E na capital, El Carecón está lançando um pacote de bondades…

Via Direta

*** Um alerta aos correntistas de bancos. Os crimes cibernéticos estão aumentando em Rondônia *** Uma cliente de Porto Velho teve a conta rapada na semana passada *** A população da capital tem reclamado muito da falta de segurança nos logradouros públicos *** A falta de iluminação é uma das queixas nas praças e parques. Caminhada à noite? Nem pensar *** Haja crateras em Porto Velho. Não há tapa buracos que dê conta…


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas